sábado, 29 de setembro de 2012

Filme sobre Luiz Gonzaga emociona a plateia na abertura do Festival do Rio


.
“Eu acho que nunca tive uma plateia como essa para mostrar um filme que saiu da gente. Eu estou trazendo de novo uma história brasileira. Eu amo esse país, eu amo a nossa terra. Essa história tem a nossa cara, ela tem o Brasil na veia. Eu acho que a gente vai gostar de se ver e espero que vocês gostem”, disse o diretor, também responsável pelo filme “Dois Filhos de Francisco”.
Para encontrar os atores, a equipe foi ao nordeste e fez um processo seletivo que teve mais de cinco mil inscritos, entre atores profissionais e amadores. Deles, dez foram levados para o Rio de Janeiro, onde enfrentaram dois meses de treinamento de elenco com Sergio Penna, que trabalhou em filmes como "Carandiru". De lá, saiu o intérprete de Gonzaga, o sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido como Chambinho do Acordeon.
“É uma emoção muito grande. A sanfona me levou pro cinema. Foram 16 anos tocando sanfona e, de repente, estou na telona. Eu espero que o filme agrade a todos como Luiz Gonzaga e Gonzaguinha agradaram a todos. Eu vou continuar como sanfoneiro”, disse sorrindo o ator protagonista do filme, mostrando estar com as mãos tremendo de emoção.
Já ao buscar os intérpretes do filho, o diretor teve a sorte de se deparar, durante a fase de testes, com o ator Júlio Andrade, a quem definiu como “uma reencarnação do Gonzaguinha”.
“Minha relação com o Gonzaguinha nasceu quando eu tinha 18 anos de idade. Eu sempre fui fã dele. Eu fiquei sabendo desse personagem há cinco anos e, desde então, eu corri atrás dele. E consegui entrar no filme, sem nem achar que eu era parecido com ele”, disse o ator gaúcho Júlio Andrade.
A atriz Nanda Costa interpreta a personagem Odaléia, a mãe de Gonzaguinha, no filme.
“Ainda não vi o filme, estou super curiosa e muito emocionada por estar aqui”, disse a atriz de Paraty que está se preparando para a próxima novela das nove, “Salve, Jorge”, de Glória Perez.


Filme vai virar série para a televisão

Com muitas horas de gravação, não foi tudo de “Gonzaga – De Pai Para Filho” que pôde ser transportado para o resultado final que será exibido nos cinemas a partir do dia 26 de outubro. Mas as horas extras poderão ser vistas em breve como uma série exibida na Globo.

 “Quando eu filmei, eu não pensava nisso, mas eu tinha esse sonho. É um filme gigante e o legal é que eu vou poder trazer sequências que não couberam nas duas horas do filme. Gonzaga merecia cinco, seis, sete horas de filme. O bonito de ser uma série é que dá pra mostra mais o trabalho”, conta Silveira, acrescentando que mostrou o material ao produtor e diretor Guel Arraes, que se emocionou com o resultado e logo manifestou interesse no projeto.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fantástico estreia série especial em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.(Neste Domingo)



No centenário de Luiz Gonzaga, o Fantástico começa a contar a história do Rei do Baião. Nossos repórteres foram até Exu, no sertão de Pernambuco, onde nasceu Luiz Gonzaga, para saber como foi a infância, o primeiro amor e a fuga da casa dos pais. 

A série conta, através da busca emocionada do cantor e compositor Gonzaguinha para entender quem foi seu pai, Luiz Gonzaga, a história e a trajetória do Rei do Baião desde os tempos de menino, quando morava com a família no sertão pernambucano até conquistar o Brasil com sua música e carisma. 

Cantores que conviveram e se inspiraram na arte de Gonzagão, além de amigos e familiares do artista, dão depoimentos reveladores e carregados de emoção gravados especialmente para a série. 

Esta edição traz ainda os relatos inéditos de Rosa Gonzaga, filha adotiva do cantor; seu neto Daniel, filho de Gonzaguinha; e Priscila, senhora nordestina que conviveu com Gonzaga desde que nasceu. Os três se emocionam e contam detalhes sobre o tempo em que passaram com Luiz e como ele era no convívio familiar. 

'Gonzaga - De pai para filho' marca abertura do Festival do Rio 2012



O elenco do filme 'Gonzaga - De pai para filho' posa para os fotógrafos pouco antes da sessão de gala no Cine Odeon, no Rio (Foto: Alexandre Durão/G1)O elenco do filme 'Gonzaga - De pai para filho' posa para os fotógrafos pouco antes da sessão de gala no Cine Odeon, no Rio Blog Sertão9
Valquíria Barbosa, diretora do festival e responsável pela programação da Rio Market (evento audiovisual que ocorre em paralelo à mostra), reforçou a necessidade de se combater a pirataria. "O Brasil é um país que deve e precisa preservar a propriedade intelectual, pois este é o grande bem do nosso ofício. O cinema brasileiro nunca esteve tão pujante como agora. E podemos ser muito mais, se entendermos que está é uma indústria muito importante."
Pouco antes da exibição de "Gonzaga - De pai para filho", a expectativa parecia grande por parte do elenco. Chambinho do Acordeon, que interpreta o Rei do Baião dos 27 aos 50 anos, dizia estar "tremendo".
"Não sei nem o que dizer direito. Mas sei que estou muito feliz. Espero que o filme surpreenda, porque as expectativas são boas", confessou o ator, acrescentando: "Eu toco sanfona, vivo dela. Representar Gonzagão é reviver um pouco a tradição da minha família e relembrar uma história tão bonita vivida por estes dois gênios", disse referindo-se também ao cantor Gonzaguinha.

Prévia do 'Tributo ao Rei do Baião' agita São Luís nesta sexta-feira


Gonzagão (Foto: TV/Reprodução)Luiz Gonzaga completaria 100 anos em 2012
Blog Sertão9.
São Luis recebe, anualmente, o 'Tributo ao Rei do Baião'. Mas nesta sexta-feira (28), uma prévia do evento promete manter viva, a essência do autêntico forró, tocado ao som da sanfona, triângulo e zabumba, especialmente, neste ano, em que Luiz Gonzaga - se vivo - completaria 100 anos.
O evento, que acontece no Espaço Gonzagão (Toque Italiano, na rua do Aririzal), a partir das 21h, terá como atrações Os 3 do Nordeste, Raimundinho e Forró Pé no Chão e Marinaldo do Forró.
Em dezembro, será realizado o 'Forró dos 400 Anos', que reunirá, grandes nomes da música popular nordestina, dentre eles, Santanna 'o cantador', que promete comemorar no Maranhão, o centenário do Rei do Baião.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Festival do Rio 2012 começa com filme sobre as vidas de Gonzaguinha e Gonzagão


O cinema toma conta da rotina dos cariocas a partir desta quinta-feira (27). O Festival do Rio será aberto às 20h, no Cine Odeon, no Centro, com a exibição do filme "Gonzaga - de Pai pra Filho".

Com direção de Breno Silveira, o longa conta a história de dois consagrados artistas brasileiros que tiveram uma vida complicada e uma relação familiar tumultuada: Luiz Gonzaga, o Gonzagão, e o filho Gonzaguinha. O filme traz no papel principal três atores, que interpretam Luiz Gonzaga em idades distintas: Land Vieira, Nivaldo Expedito de Carvalho e Adélio Lima.

Embora a abertura seja restrita a convidados, haverá outras sessões para o público durante o festival. O filme entra em cartaz no dia 26 de outubro.

Confira o trailer:
Bb

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Gonzaga - De Pai para Filho' abre Festival do Rio em homenagem ao seu centenário,2012


Há uma cena de Gonzaga em que o rei do baião, interpretado por Adélio Lima, retruca para o filho, com quem briga: "Você não tem o direito de me humilhar assim". Luiz Gonzaga Jr., que nesse momento está estourando (na arte), acusa o pai de haver virado palhaço dos militares. Explodem acusações e ressentimentos.
 
Algo vai se passar nesta quinta-feira à noite na tela do Cine Odeon, no coração da Cinelândia, em pleno centro do Rio. A autoproclamada capital audiovisual da América Latina estará iniciando seu festival de cinema. Até o dia 11, quando serão anunciados os vencedores da mostra competitiva Première Brasil, o Rio sedia o evento que, mais uma vez, deverá primar pelo gigantismo. Serão 400 filmes de 60 países, distribuídos em 20 mostras, em 25 locais de exibição. Programas para todas as tribos e gostos. Muitos convidados nacionais e internacionais.

Tudo isso começa a rolar na sexta-feira para o público. A sessão de abertura é para convidados, que vão assistir a "Gonzaga - De Pai  para Filho", o novo Breno Silveira. Talvez seja injusto com o diretor de "2 Filhos de Francisco", que virou, anos atrás, com mais de 5 milhões de espectadores, o fenômeno que todo mundo sabe. O ano não está sendo bom para o cinema brasileiro. Apenas um filme - "E Aí, Comeu?", com Bruno Mazzeo -, superou a marca de 2 milhões de espectadores. O próprio Silveira, com seu filme com músicas de Roberto Carlos ("À Beira do Caminho"), ainda não fechou 200 mil espectadores.

Havia a expectativa de que as canções do Rei fossem um atrativo tão forte que o público lotaria as salas. Apesar do boca a boca, o denso "À Beira do Caminho" é rotulado de filme triste, portanto, difícil, num mercado que gosta de rir e que, se é para chorar, prefere as maldades de Carminha na novela "Avenida Brasil", à espera da punição exemplar que lhe aplicará o autor João Emmanuel Carneiro. Gonzaga é outra coisa. Um grande filme popular, centrado na relação complicada entre dois gigantes da música brasileira - o sanfoneiro Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha.

Silveira aposta de novo na equação 'música + emoção', que tanto o atrai. O filme possui qualidades extraordinárias - elas passam pelo elenco que inclui os três intérpretes de Lua, mais Júlio Andrade, impressionante como Gonzaguinha. Possui também, e vamos ver até que ponto ela será uma força, a máquina da Globo, que vai transformar a promoção do filme numa peça-chave da comemoração do centenário de nascimento de Gonzagão, em 12 de dezembro. "Gonzaga" estreia em 26 de outubro. Silveira diz que nunca fez nada tão grande em sua carreira e, mesmo assim, ressalta. "Nem três filmes dariam conta do gigante que é Gonzagão. Ele é um mito que não para de crescer, uma das raízes da cultura, não só da música brasileira."


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fantástico estreia série em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga,mais no Blog Sertão9


Cantora Elba Ramalho dá seu depoimento emocionado sobre o artista
No próximo domingo, dia 30, o ‘Fantástico’ estreia uma nova série especial em homenagem aos cem anos do músico Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas da música popular brasileira, que vendeu cerca de 30 milhões de discos. Com roteiro por George Moura, a nova atração adianta em quatro episódios cenas inéditas do longa metragem do diretor Breno Silveira, ‘Gonzaga – De Pai para Filho’, uma coprodução da Globo Filmes que tem estreia prevista para o dia 26 de outubro nos cinemas.
A série conta, através da busca emocionada do cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991) para entender quem foi seu pai, Luiz Gonzaga (1912-1989), a história e a trajetória do Rei do Baião desde os tempos de menino, quando morava com a família no sertão pernambucano até conquistar o Brasil com sua música e carisma.
Rosa Gonzaga, filha adotiva do rei do baião, dá seu depoimento emocionado sobre o artista
Cantores que conviveram e se inspiraram na arte de Gonzagão, além de amigos e familiares do artista, dão depoimentos reveladores e carregados de emoção gravados especialmente para a série. Elba Ramalho e Gilberto Gil falam sobre a importância de sua obra para a arte brasileira. “Enquanto eu e outros artistas cantarmos a música de Gonzaga, ele estará vivo. Artisticamente, ele é um pai para mim, um modelo!”, declara Gilberto Gil
Através de imagens da ficção e de arquivo, o primeiro episódio apresenta Januário, o pai de Gonzagão, que o ensinou a tocar sanfona ainda durante a infância na cidade de Exu. No entanto, Januário nem podia imaginar que odestino  do filho não estaria restrito às apresentações nas feiras e festas da região. Ao se apaixonar, na adolescência, pela filha rica de um coronel, Luiz Gonzaga teve que fugir da cidade e da ira do pai da jovem, que não aceitava a união pela diferença social entre o casal. Ameaçado de morte, sem dinheiro ou emprego, Luiz parte em direção ao Sul do país em busca de uma vida melhor e de quem sabe um dia poder voltar para os braços de seu primeiro amor.
Esta edição traz ainda os relatos inéditos de Rosa Gonzaga, filha adotiva do cantor; seu neto Daniel, filho de Gonzaguinha; e Priscila, senhora nordestina que conviveu com Gonzaga desde que nasceu. Os três se emocionam e contam detalhes sobre o tempo em que passaram com Luiz e como ele era no convívio familiar.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Banda Calypso: História de Joelma e Chimbinha vai virar filme



Márcio Nunes/Divulgação
Chimbinha e Joelma representam a música popular do Norte que, mesmo considerada brega pela crítica, recebe elogios dos colegas dos Paralamas do Sucesso,Blog Sertão9
Joelma Mendes e Cledivan Almeida Farias terão sua vida levada para o cinema. Ambos nasceram no Pará, em 1974. Ela em Almerim, ele em Oieiras. Os dois são ninguém menos que a (poderosa) dupla Joelma e Chimbinha, a alma (brega) da banda Calypso, que começou a carreira no Norte e Nordeste, em 1999, e se tornou conhecida no resto do país nos anos 2000. Só para se ter uma ideia, o DVD de 10 anos de carreira do grupo vendeu  70 mil exemplares e a dupla soma mais 10 milhões de discos vendidos. Já fizeram incursões pelos Estados Unidos, Europa e Angola e hoje são até considerados cult.
A banda tocou ao lado do Paralamas do Sucesso. É elogiada por músicos como Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana), Bi Ribeiro e João Barone (ambos Paralamas do Sucesso). Recentemente, regravou o sucesso de Leandro e Leonardo Entre tapas e beijos para a série da Rede Globo, e foi fotografada, em grande estilo, com as protagonistas Fernanda Torres e Andréa Beltrão. E a guitarra de Chimbinha é incensada por ninguém menos que antropólogo Hermano Vianna (leia texto no www.overmundo.com.br).
O guitarrista paraense chamou a atenção de Vianna em 1997, quando ele fazia pesquisas para o projeto Músicas do Brasil, no qual inclui texto em que afirma, entre outras coisas, ter se encantado, no brega paraense “com a sonoridade característica da guitarra”. Em todas as músicas, ele percebeu “um dedilhado barroco, cheio de floreios, mas muito claro e seguro.” Vianna anotou os nomes de alguns dos artistas para procurar os CDs. E se surpreendeu quando descobriu, em todos, o crédito para o mesmo guitarrista: Chimbinha.
O diretor Caco Pereira de Souza (de 400 contra 1) só conhecia o Calypso pela mídia e nunca havia parado para prestar a atenção no som deles. Passou um tempo no Recife, quando gravou o show deles para um filme institucional sobre festas juninas. Impressionou-se com a interação dos dois com o público (“de quase 50 mil pessoas”). “Isso não é qualquer coisa, e tem também a qualidade musical de Chimbinha. Ele toca bem para caramba. Descobri depois que é considerado um dos melhores guitarristas brasileiros.” O fato de ter visto o show e tido algumas informações fez com que Caco Pereira se interessasse pela vida da banda. “O mais importante foi que percebi que aquele cara faz aquilo porque gosta, não é um caça-níquel.”

Chover Canivete - Aviões do Forró part Ivete Sangalo no Blog Sertão9

domingo, 23 de setembro de 2012

Quarteto Olinda encerra homenagem a Luiz Gonzaga em Bauru, SP.


Quarteto Olinda leva o forró rabecado com Cláudio da Rabeca ao polo junino da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, na noite desta sexta-feira (22). O grupo olindense se prepara para, em julho, mostrar seu trabalho autoral em turnê pelos Estados Unidos.  (Foto: Luna Markman/G1)


O Sesc Bauru, SP, apresenta neste domingo (23), às 16h, o show com Quarteto Olinda em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. A entrada é gratuita e a paresentação acontece na a Área de Convivência.
O Mestre Lua, como o músico era chamado, popularizou ritmos como o baião, xaxado, xote e forró pé de serra, sendo admirado e respeitado por grandes gênios da música brasileira.
Ao longo de sua carreira, um país inteiro se rendeu a sua voz grave e seu jeito único de cantar as alegrias e tristezas de sua terra. O Quarteto Olinda apresenta nesta homenagem clássicos do repertório ‘gonzagueano’, interpretados com rabeca, percussão e o suingue olindense, em uma mistura de música tradicional e elementos modernos, com arranjos contemporâneos.
Serviço
Sesc apresenta “Quarteto Olinda” dia 23, domingo, 16h. Área de Convivência. Grátis. O Sesc fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

sábado, 22 de setembro de 2012

Superprodução de R$ 12 milhões, ‘Gonzaga, de pai para filho’ narra um delicado processo de aproximação.


Adelio Lima e o diretor Breno Silveira durante as filmagens de Gonzaga - de pai pra filho
Foto: Divulgação
Aos olhos do mercado exibidor, que viu o cinema brasileiro de 2012 contabilizar um dos piores resultados de público de sua história recente, “Gonzaga, de pai para filho”, longa-metragem escolhido para abrir o Festival do Rio, na próxima quinta-feira, é uma promessa de volta por cima para as bilheterias nacionais. Fareja-se no ar um perfume de “2 filhos de Francisco” (2005), fenômeno de 5,3 milhões de ingressos vendidos, cujo realizador é o mesmo: o carioca Breno Silveira. Assim como fez na cinebiografia de Zezé Di Camargo & Luciano, Breno confiou as rédeas do filme à emoção. A diferença aqui é o tamanho da produção. Para os poucos espectadores que já viram, o périplo afetivo do cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991) para entender quem foi seu pai, Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião, é um filme de “proporções continentais”. Para quem fez o longa nascer trata-se de uma aventura de esforços épicos.


Um dia após a cerimônia de abertura, no Odeon, para convidados, o Festival do Rio exibe o longa ao público no cine Roxy. É a chance de conferir por que o longa, rodado em 35mm, tornou-se o trabalho mais complexo da Conspiração Filmes, que operou em dupla com a D Mais Filmes. Foram ao todo dois mil figurantes e cem atores em papéis de destaque, sendo que Gonzagão, retratado em três épocas, foi revezado entre Land Vieira (dos 17 aos 23 anos), o sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeom (dos 27 aos 50), e Adélio Lima (aos 70).— Nada com Luiz Gonzaga é pequeno. Não havia um almoço de equipe sem ao menos 300 pessoas. Só vi coisa parecida em filmes estrangeiros que fotografei. Só o esboço do roteiro tinha pra lá de 200 páginas. No fim, eu me vi fazendo um filme com cinco montadores, para terminar no prazo e estrear antes do centenário de Gonzagão (12 de dezembro). E ainda estourei em R$ 2 milhões o orçamento, que ficou em R$ 12 milhões — diz Silveira, que rodou o filme em nove semanas, em cem locações diferentes entre Rio e Nordeste.
— No dia em que anunciei nas rádios do Nordeste que estava à procura de candidatos para viver Gonzagão, mesmo sem experiência como ator, recebemos 5 mil inscrições — conta Silveira, que entregou o papel de Gonzaguinha a Alison Santos (dos 10 aos 12 anos), Giancarlo Di Tommaso (17 aos 22) e Julio Andrade (35 aos 40), protagonista do cult “Cão sem dono” (2007).
 
 

Coletânea de estrelas cantando Luiz Gonzaga,no seu centenário



Até o agora, no ano do centenário de Luiz Gonzaga, foram muito poucos os tributos e homenagens em discos que merecessem uma atenção maior. A rigor, apenas o álbum triplo 100 anos de Gonzagão (Lua Music), e agora o álbum duplo Luiz Gonzaga - olha pro céu (Universal Music), resultado de uma pesquisa de Carlos Alberto Sion e Tárik de Souza, que passaram a bateia no rico veio que esconde pepitas esquecidas da obra de Gonzagão. São regravações de alguns dos principais intérpretes da MPB, algumas, literalmente, recuperadas do esquecimento. Alguns exemplos de raridades trazidas de volta do limbo: Pau de arara (Luiz Gonzaga/Guio de Moraes), faixa do primeiro LP de Marília Medalha (1968); Imbalança (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), descoberta pelo pesquisador Marcelo Fróes para a caixa Ensaio geral, e incluída no disco Cidade do Salvador, com fonogramas gravados entre 1973 e 1974, não utilizados até então em discos oficiais de Gil. Xote das meninas (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), do álbum Brazilian soul (1970), de Gerson King Combo e a Turma do Soul.

Naturalmente nem tudo é raridade, muito menos recriações elogiáveis. A citada Xote das meninas, com Gerson King Combo tentando imprimir soul a uma das canções mais líricas da obra de Gonzagão beira o patético. Caetano Veloso confirma-se, com a música de Luiz Gonzaga, ser um dos mais completos intérpretes da MPB. Se com Asa branca (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga), ele arrancou lágrimas de Lua, arrancaria, no mínimo, aplausos, com a inédita regravação de Respeita Januário (Humberto Teixeira/Luiz Gonzaga), música que já teve uma versão antológica de Gilberto Gil(em 1978, no álbum Gilberto Gil ao vivo, Montreux International Jazz Festival). Esta versão de Caetano Veloso, só voz e violão, foi gravada em casa, para presentear o filho Zeca, que completava 10 anos, segundo se informa no encarte. também com Caetano estão no álbum, Baião de dois (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), e A volta da asa branca (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), com trechos de Só quero um xodó (Dominguinhos Anastácia).

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Luiz Gonzaga ganha vida na cinebiografia "Gonzaga – De Pai para Filho". Assista mais no Blog Sertão9


Luiz Gonzaga ganha vida na cinebiografia "Gonzaga – De Pai para Filho". Assista

O filme Gonzaga – De Pai para Filho, abordará a vida do rei do baião desde criança, quando ainda vivia na zona rural do sertão de Pernambuco até sua morte. A história de Gonzaguinha (fruto de uma relação extraconjugal), malandro carioca do Morro de São Carlos e sua conflituosa relação com o pai até 1980 (quando se entenderam e passaram a gravar juntos) também será mostrada no longa.


O papel de Gonzagão será feito por três atores, para retratar diferentes épocas. O período principal, dos 30 aos 50 anos, será vivido pelo músico Nivaldo Carvalho, o Chambinho do Acordeon, estreando no cinema. O gaúcho Júlio Andrade (“Cão Sem Dono”) faz o papel de Gonzaguinha na vida adulta. No elenco também estão Nanda Costa (“Febre do Rato”), Ana Roberta Gualda (“Polaróides Urbanas”) e Domingos Montagner (da novela “Cordel Encantado”), entre outros.


O filme é uma produção da Conspiração Filmes em coprodução com D+ Produções, Globo Filmes e Teleimage: 


Gonzaga – De Pai para Filho tem estreia prevista para 26 de outubro.


Blog Sertão9

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exposição em homenagem a Luiz Gonzaga chega a João Pessoa,PB


Exposição em homenagem a Luiz Gonzaga chega a João Pessoa
Luiz Gonzaga, rei do baião, é lembrado em verso, prosa e toda forma de arte, em exposição itinerante,Blog Sertão9
“Luiz Gonzaga é um documento da Cultura Popular. Autoridade da lembrança e idoneidade da convivência. A paisagem pernambucana, águas, matos, caminhos, silêncio, gente viva e morta. Tempos os idos nas povoações sentimentais voltam a viver, cantar e sofrer quando  ele põe os dedos no teclado da sanfona do feitiço e da recordação”. Assim o historiador, antropólogo e jornalista Luis da Câmara Cascudo descreveu o denominado “rei do baião”, que é tema de uma incrível exposição agora em cartaz na Estação Cabo Branco, em João Pessoa (PB), onde poderá ser visitada gratuitamente.
A homenagem já esteve em outras praças, como Salvador e Fortaleza, e ao todo prevê passagens por 37 pontos diferentes do país, para mostrar a riqueza e a importância de "Gonzagão" na cultura popular brasileira.
“O Imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga” marca também o lançamento em terras paraibanas do livro “O Rei e o Baião”, do fotógrafo e curador paraense Bené Fonteles. Entre as principais atrações, estão vídeos, fotografias, capas de discos e livros, roupas, esculturas e até um quadro com colcha de retalhos.
O fotógrafo Gustavo Moura retratou o sertão nordestino do cantor e compositor pernambucano na seção “Ser Tão Gonzagueano”. O estilista premiado internacionalmente Ronaldo Fraga desenhou um modelo dos trajes típicos dos cangaceiros, os quais Luiz Gonzaga adotou para marcar sua personalidade artística, como declarou em entrevista ao “O Pasquim”, e ajudou a popularizar ainda mais.
O artista plástico Fernando Coelho retrata Luiz Gonzaga com seu indefectível acordeom. Há xilogravuras de Francorli e Carmem, Elias Santos, Arievaldo Viana, João Pedro do Juazeiro, José Lourenço e Francisco de Almeida. E o escultor ... aparece com várias peças de barro de rara beleza, retratando o próprio Gonzaga. Também são exibidos os filmes “Viva São João!”, de Andrucha Waddington; “O Milagre de Santa Luzia”, de Sergio Roizenblitz;
“O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira; e “Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões”, de Rose Maria. Há também uma bela homenagem a Dominguinhos, músico e cantor que acompanhou durante vários anos Luiz Gonzaga, pelas estradas e palcos da vida. Vale a pena prestar atenção ainda nas xilogravuras que mostram Gonzaga com o filho Gonzaguinha e com o também músico e amigo Sivuca.
“No Brasil, só é nacional o popular, ou aquilo que está ligado ao popular. Teremos sempre de voltar a Gonzaga, como a árvore se prende ao chão. Ele vem do limbo onde fermenta e evolui a alma nova que estamos forjando”, declarou, certa vez, o escritor Ariano Suassuna. “Luiz Gonzaga, o cantor do exílio e dos migrantes nordestinos que se espalharam além do Nordeste, fugindo da fome, da seca e da exploração no trabalho, não é só um dos maiores intérpretes e compositores da música popular brasileira.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Saraucura de Cosmópolis homenageou o Rei do Baião,mais no Blog Sertão9



A "Asa Branca" de Luis Gonzaga encontrou-se com o Saraucura na noite deste sábado, em Cosmópolis. O sarau cultural da cidade promovido pela Prefeitura homenageou o músico brasileiro que faria 100 anos em 2012 se ainda estivesse vivo. O "rei do baião" como era conhecido este músico nordestino é um dos mais importantes ícones da música brasileira.
 
Sua música fala da vida do nordestino que sonha voltar ao Nordeste com a terra irrigada. Iniciado às 20 horas o Sarau contou com a presença de artistas de diversas cidades da região. Teatro, música, dança, cenário e artes plásticas compuseram o ambiente. O Sarau foi realizado na Sede da Secretaria Municipal da Cultura, no bairro Sericicultura, próximo à Rodoviária.
 
A noite ainda contou com exposição de trabalhos de pacientes do Serviço de Saúde Mental Caps Adulto e sorteios de brindes como camisetas promocionais da Festa do Imigrante que começa quinta (23/9) à noite, na Praça do Coreto, em Cosmópolis. O Saraucura acontece pelo menos uma vez por mês, sempre aos sábados.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Evento homenageia centenário de Luiz Gonzaga no Sesc Bauru, SP


A unidade do Sesc de Bauru (SP) apresenta uma série de shows em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. A história do cantor se confunde com a própria história da música nordestinada. A partir de seu trabalho, instrumentos como a zabumba, o triângulo e o acordeom ganharam todo o país. Ritmos como o baião, xaxado, xote e forró pé de serra também foram popularizados pela Mestre Lua, como era chamado.

No evento "Sertão de Gonzaga", os músicos DJ Dolores e Orchestra Santa Massa são os convidados da próxima quarta-feira (19), às 21h. A entrada é gratuita. O show “Baile do Gonzagão acontece no Ginásio de Eventos e reúne uma série de versões livres e dançantes de seus grandes sucessos, unindo a música eletrônica aos sons tradicionais do universo de Gonzaga.

Quarteto Olinda (Foto: Divulgação)
Quarteto Olinda encerra homenagens a Luiz Gonzaga no
Sesc Bauru, SP(Foto: Divulgação)
Na quinta-feira (20), o espetáculo musical “Lua", com Antônio Nóbrega” é a atração. O dançarino se apresenta às 21h, também no Ginásio de Eventos e homenageia o centenário com um espetáculo musical. Uma banda com seis músicos acompanha Nóbrega.

Para finalizar o "Sertão de Gonzaga", o “Quarteto Olinda” se apresenta no domingo (23), às 16h, na Área de Convivência do Sesc. O grupo apresenta clássicos do repertório ‘gonzagueano’, interpretados com rabeca, percussão e o suingue olindense, em uma mistura de música tradicional e elementos modernos.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Exposição Liberdade reúne arte e cultura, em Caruaru no Agreste Pernambucano


Veja matéria completa da exposição no vídeo

Uma exposição que reúne arte e cultura, esta em cartaz em Caruaru, no Agreste do estado. É a Exposição Liberdade, do artista paraibano Sérgio de Brito.
As obras atraem o olhar dos visitantes pelas cores vibrantes, contrastes, reflexos luminosos e transparentes. os cortes são cubistas e as formas podem ser tocadas. o artista Fábio de Brito buscou inspiração em frases de grandes pensadores e filósofos. Quem visitou a exposição ficou encantado com o que viu.

De acordo com o coordenador de cultura do Sesc, Severino Florêncio, o artista tenta através de suas obras desconstruir o conceito de liberdade, dizendo o que é, para que serve e como devemos usá-la.
O que é a liberdade? Esse é o principal questionamento que o artista paraibano Fábio de Brito faz em suas obras. E quem vai apreciá-las, tem um cantinho reservado para pensar nisso.
A exposição vai até o dia 5 de outubro e pode ser vista na galeria do Sesc. O Sesc Caruaru fica na avenida Rui Limeira Rosal, no bairro Petrópolis. O horário de visitação é de segunda a sexta, de 9h ao meio dia e de 19h até 22h. A entrada é gratuita.

domingo, 16 de setembro de 2012

Teatro de Amadores de Pernambuco celebra 70 anos com peça histórica


'Um sábado em 30' tem quase 50 anos de história (Foto: Arquivo TAP / Divulgação)Espetáculo é uma comédia de costumes da sociedade da década de 30 (Foto: Arquivo TAP / Divulgação)
Um dos principais nomes da cena teatral pernambucana, o Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) comemora seus 70 anos de história nesta semana, com a encenação de um de seus espetáculos mais famosos, “Um sábado em 30”. A peça está em cartaz no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, centro do Recife, nesta sexta (14) e sábado (15), às 20h, e domingo (16), às 19h. Os ingressos custam R$ 10, vendidos na bilheteria da casa.
Fundado por Valdemar de Oliveira em abril de 1941, o TAP na realidade tem 71 anos de estrada, e nasceu quando o médico foi convidado para realizar “uma hora d’arte”, durante os festejos do centenário da Sociedade de Medicina de Pernambuco. Naquele ano, o TAP encenou “Knock, ou O Triunfo da medicina”, de Jules Romains, com um elenco formado apenas por médicos e suas esposas.
Aos poucos, o TAP foi estabelecendo seu espaço na cena teatral brasileira, até que o grupo ergueu seu próprio palco, o Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista. Em 71 anos de história, mais de 100 peças foram encenadas pelo grupo, não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil.
Uma verdadeira comédia de costumes de uma família patriarcal do interior e da sociedade no período em que ela se encaixava, durante a revolução armada que levou Getúlio Vargas ao poder, “Um sábado em 30” tem quase 50 anos de história. Na nova montagem, ela é dirigida pelo filho do fundador do TAP, o também médico Reinaldo de Oliveira.

sábado, 15 de setembro de 2012

Viva o Rei do Baião! Luiz Lua Gonzaga no seu centenário,Aqui no Blog Sertão9


 É tempo de celebrar Luiz Gonzaga. O centenário do "Rei do Baião" está sendo comemorado em 2011 e 2012 e o que não falta é homenagem ao Gonzagão: Discos, programas de TV e o lançamento em outubro do filme “Gonzagas: de pai para filho” (assista aqui ao trailer oficial), dirigido por Breno Silveira, o mesmo que dirigiu “Os Dois Filhos de Francisco”.
No palco do PMB, Gonzagão já foi o grande homenageado. Em 1991, dois anos após sua morte, o evento relembrou a vida e os sucessos do sanfoneiro. A apresentação foi dirigida por Ney Latorraca e comandada por Tarcisio Meira e Gloria Menezes, que emocionaram os espectadores com a linda história de vida de Luiz Gonzaga.
“Luiz Gonzaga do Nascimento, filho de Januário, que nasceu em Exu, em pleno sertão pernambucano, e que aprendeu com o pai a puxada da sanfona. Luiz é aquele moleque que fugiu de casa em 1930 para tornar-se um dia o grande e insuperável Rei do Baião. O sanfoneiro de rosto redondo e riso largo que um dia deixou o sertão do Araripe para ser o dono de um reinado que não tem fim”, disse Tarcisio Meira.
Grandes artistas interpretaram canções de Luiz Gonzaga. Elba Ramalho cantou “Que nem Jiló” e “Dúvida”, um grupo de sanfoneiros tocou a eterna “Asa Branca” e Dominguinhos relembrou o toque da sanfona.
 “Em 1941, ele já estava inventando moda para sanfoneiro nenhum botar defeito. Ele inventou o ‘Vira e Mexe’ (primeira música gravada em disco) que deu trabalho danado para o sanfoneiro tocar”, disse Dominguinhos.
Entre os premiados estão: Roupa Nova (Melhor Disco de Canção Popular e Melhor Grupo), Fagner (Melhor Cantor e Melhor Música “Pedras que Cantam”), Dominguinhos (Melhor Cantor), Elba Ramalho (Melhor Cantora). Confira aqui a lista completa dos ganhadores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Gonzaga - De pai para filho em Outubro no Cinema a História do Rei do Baião

Um pedaço do Nordeste no Rio no bairro de,Santa Tereza repleta de cultura nordestina


Rio -  A cultura nordestina sobe as ladeiras de Santa Teresa neste fim de semana. A quarta edição do projeto ‘Santa Pernambucana’ reúne diversas manifestações artísticas no bairro. Tem homenagens ao centenário de Gonzagão, poesia, exibição de filmes e shows da banda Cabeça de Nego — formada por integrantes do Monobloco — e de Charles Teony.
Grupo passa pelas ruas de Santa Tereza | Foto: Divulgação
Grupo passa pelas ruas de Santa Tereza.    Blog Sertão9
“Quando conheci Santa Teresa, percebi que é muito parecida com Olinda. Então, tive a ideia de vestir o bairro de cultura popular”, explica Charles Teony, idealizador do projeto. “O Rio é a embaixada do Nordeste. É nossa janela para o mundo”. A programação começa amanhã, a partir das 9h30, no Espaço Cultural Casa do Barão. No domingo, a arte também ganha as ruas, com o cortejo do ‘Casamento do Coco com o Cordel’, às 14h.
Serviço:

Largo do Curvelo. Concentração do cortejo: dom, às 14h. Espaço Cultural Casa do Barão. Oficinas: amanhã, a partir das 9h30. Exposição de cordéis: dom, às 14h. Roda de poesia: dom, às 17h. shwos: dom, a partir das 17h30. É opcional a entrega de dois quilos de alimento.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Começam nesta quinta os shows da Festa da Estação em Gravatá-Pe



21b7771fcedd74dd25b2634162c96ff3.jpg
O músico Cezzinha será uma das atrações desta quinta

Blog Sertão9

A partir desta quinta-feira (13) a música começa a fazer parte da programação da 14ª Festa da Estação de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O evento acontece junto com o Festival Pernambuco Nação Cultural. 

O palco Nação Cultural vai receber até o próximo, sábado diversos artistas do cenário musical pernambucano e nacional, entre eles, Nando Reis, Mariana Aydar, Seu Jorge e Cezzinha do Acordeon. Além destes artistas, durante todas as noites, o DJ Dolores assume os intervalos e os encerramentos dos shows.

O cantor Galeguinho de Gravatá abre a grade de shows do palco principal, com a noite de homenagens ao Rei do Baião, na quinta . Ele promete colocar todo mundo para dançar ao som do forró, assim como Toinho do Baião, que se apresenta logo em seguida. Depois é a vez de Anastácia subir ao palco. Quem encerra a primeira noite é o músico Cezzinha do Acordeon, discípulo de Dominguinhos e uma das grandes revelações da música pernambucana.

Também nesta quinta, a partir das 17h, o Grupo Magiluth abre a programação de artes cênicas do Festival Pernambuco Nação Cultural de Gravatá, com o premiado espetáculo “Ato”. Baseado no texto ”Ato sem palavras”, de Samuel Beckett, a adaptação ultrapassa os limites deste texto específico e leva para o palco referências a todo o universo beckettiano. A peça integra a programação de Teatro de Rua, na Praça 10.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fãs de Gonzagão e Dominguinhos já podem curtir making off de documentário,no Blog Sertão9


Blog Sertão9

Seu Jorge, Nando Reis e Atiba Taylor são atrações da Festa da Estação, PE


Seu Jorge se apresentou na 12ª Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP) na quinta-feira (24) (Foto: Sté Frateschi)Seu Jorge vai animar Gravatá, Blog Sertão9
A caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural subiu a Serra das Russas e chegou a uma das cidades mais frequentadas do Agreste do estado: Gravatá, a 80 quilômetros do Recife. Até o domingo (16), a Festa da Estação levará uma programação variada e com formação educativa ao município.

São rodas de diálogo, palestras e 11 oficinas de diversas linguagens e áreas, compondo a programação educativa na região. A entrada para as rodas é aberta ao público, e as inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas na Secretaria de Turismo de Gravatá, na Rua Rui Barbosa, N˚150.

A partir de quinta (13), atrações musicais, como Seu Jorge, Mariana Aydar, Nando Reis e Eddie, vão animar o público, no Palco Nação Cultural, no centro da cidade. Uma boa surpresa na programação é o show do cantor, saxofonista e pianista norte-americano Atiba Taylor.

Ele levará à cidade o projeto Uptown Band Duo, que divide com o músico paulista Thomaz Lera. A dupla estará no novo polo musical do festival, o Música no Mercado, na sexta-feira (14), a partir das 20h. Quem abre a noite às 19h é Alex Corezzi Trio. A entrada é de graça.

A caravana do audiovisual da Secretaria Estadual e Cultura já está em Gravatá. Durante uma semana, diversos distritos do município recebem uma seleção especial de curtas-metragens nacionais, que integram a Mostra Cinema na Estrada. A primeira localidade a assistir à grade de filmes foi Mandacaru. A sessões são gratuitas, iniciando sempre às 19h.

Confira a programação de shows
Quinta-feira (13)
Homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga
22h – Galeguinho de Gravatá
23h – Toinho do Baião
00h – Anastácia
1h30 – Cezzinha do Acordeon