sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia do Forró é comemorado domingo,na Paraíba


 Um grande show com a participação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e os grupos Flor do Caroá e Roberto dos Oito Baixos, além de muito “ arrasta pé” e comidas regionais vão marcar o Dia Estadual do Forró. O evento gratuito ocorrerá nesse domingo (1), a partir das 19 horas, no pátio do Centro Turístico de Tambaú, localizada na avenida Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa.

O evento é uma realização da Associação Cultural Balaio Nordeste e tem o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual deCultura (Secult) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). De acordo com a representante da Associação Cultural, Joana Alves, este ano o evento chega a sua sétima edição e terá um objetivo a mais : divulgar o processo de Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Joana Alves explicou que há três anos esse registro foi encaminhado pela Associação, pelos Fóruns de Forró da Paraíba, de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Para que as Matrizes do Forró se tornem Patrimônio Cultural do Brasil, é necessário articular os diversos agentes para defesa, reconhecimento, manutenção e difusão do forró tradicional enquanto representante da diversidade nacional”, explicou

*Atrações – *Para se apresentar neste domingo estão confirmadas a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que é composta por músicos experientes e alunos da Escola de Música Mestre Dominguinhos. Para esta apresentação, a Orquestra traz ao palco o show “Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste canta a Paraíba” com repertório repleto da boa música nordestina com grandes obras artistas consagrados como Pinto do acordeon, Vital farias Chico César e Sivuca. Todas as canções têm arranjos feitos pelo Maestro Lucilio com a colaboração de alguns dos componentes da Orquestra.

Também está confirmada o grupo Flor do Caroá que é composto por quatro integrantes: João Carlos (sanfona), Zé Adailton (zabumba), Antônio André (Voz e Triangulo) e Haniel Carvalho (Contra-Baixo). O Flor do Caroá tem por objetivo contribuir para a propagação da música popular nordestina e de seus mestres traz para o seu público um repertório recheado de muito xote, xaxado, baião, marchinhas juninas e outros gêneros musicais traduzidos nas músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, João Gonçalves, Biliu de Campina e tantos outros e ícones da música nordestina.

Outra atração confirmada é Roberto dos 8 Baixos. O músico possui dois CDs gravados: “Os Amigos do Forró”, de 2009 com 12 faixas e “Os Amigos do Forró Volume 2”, de 2011, tendo este último 13 faixas, sendo três delas compostas pelo próprio Roberto. Nos shows e nos CDs, o público deleita-se com o forró autêntico de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Marinês, Nando Cordel, Baixinho Calixto, Genival Lacerda, Flávio José, Abdias, Dominguinhos e do próprio Roberto dos 8 Baixos

domingo, 25 de maio de 2014

Garanhuns convoca grupos e artistas musicais para Ciclo Junino

Programação do ciclo junino (Foto: Divulgação Ascom PMG)
Está aberta a convocatória para a seleção de artistas e grupos musicais a fim de compor a programação do Ciclo Junino de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Os interessados devem apresentar propostas de shows que atendam aos costumes da época como forró pé-de-serra, cultura popular e forró estilizado. As incrições seguem até o dia 29 de maio.
O edital da convocatória pode ser acessado nosite do Governo Municipal. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, as propostas devem se apresentadas em envelopes individuais, fechados e identificados na parte externa. No material têm de haver também o formulário de inscrição disponível no site, realeases, fotos, CDs e DVDs. O envelope também pode ser enviado pelos Correios. Os artistas e grupos têm dee estar inscritos no Cadastro Cultural do Município.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Divulgada programação completa do São João de Campina Grande

Uma multidão lotou o Parque do Povo para participar da última noite do Maior São João do Mundo  (Foto: Taiguara Rangel/G1)
A programação oficial do Maior São João do Mundo de Campina Grande foi divulgada na manhã desta segunda-feira (19). De acordo com a Prefeitura Municipal, a festa pretende atrair cerca de duas milhões e quinhentas mil pessoas à cidade entre os dias 6 de junho a 6 de julho. Além do calendário principal no Parque do Povo, a festa contará com eventos nos distritos de Galante e São José da Mata, nas casas de shows e clubes do município além de festas juninas nos bairros.
Entre os destaques, estão os shows de Garota Safada, Flávio José, Zé Ramalho, Lucy Alves, Elba Ramalho, Fagner, Padre Fábio de Melo, Santanna, Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Genival Lacerda, Frank Aguiar, Gatinha Manhosa, Luan e Forró Estilizado e Banda Encantu's.

Paralelamente a essas atrações, ainda haverá o festival de quadrilhas, a corrida dos namorados, que acontece no dia 12 de junho, o casamento coletivo, juntamente com a caminhada da lua, no dia 13, o passeio ciclístico no dia 15, a corrida da fogueira no dia 22 e a corrida do jegue no dia 24.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Dominguinhos" chega aos cinemas nesta quinta

Dominguinhos se mantém em cuidados intensivos, de acordo com boletim médico - Marcos de Paula/AE
O filme "Dominguinhos", dirigido por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar entra em cartaz nacionalmente na quinta-feira (22/5), trazendo raras imagens de arquivo do artista com narração feita pelo próprio Dominguinhos e trechos de shows célebres - como uma apresentação muito bem humorada com Dominguinhos e Luiz Gonzaga no palco. Há também duetos com Nana Caymmi, Elba Ramalho, Nara Leão, Gilberto Gil e Gal Costa.
Segundo Mariana Aydar a película irá mostrar um Dominguinhos que pouca gente conhece. “O público irá conhecer um jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música”, revela, observando as singularidades marcantes na obra do exímio sanfoneiro. “Seu refinamento musical, sua universalidade. Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, afirma.
Conta ainda que o longa valoriza a experiência sensorial ecinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo Dominguinhos.
“Ouvimos o próprio falando de sua infância, do pandeiro como seu primeiro instrumento, dos onze dias de viagementre Guaranhuns e o Rio (em 1954), de seu primeiro casamento, de sua parceria de vida e de música com Anastácia, sua segunda mulher, sua mescla de ritmos, de influências. Estão ali registros de Dominguinhos, um músico popular, mas que encanta os eruditos pelo virtuosismo e capacidade de improviso, que passou por todos os ritmos e tendências”, admite.
Já Eduardo Nazarian contou que o processo de realização do documentário durou três anos. “Testemunhamos alguns dos momentos mais marcantes de uma das manifestações mais inspiradas que a música já produziu. Presenciamos encontros e despedidas, esplendores e misérias, ouvimos histórias, lembramos saudades. Vimos Juazeiros, Assuns Pretos e Asas Brancas e todo o sertão nordestino brotar em uma tarde musical com Hermeto Paschoal”, disse, ressaltando ainda que, “escutamos histórias de amizade, da estrada, da vida, de morenas e xodós na conversa com Gilberto  Gil. Fomos no começo, no sertão de tudo, e acompanhamos ate o final, a sua travessia.  Dominguinhos completou seu ciclo. Sua história vai ficar”.
Mariana Aydar acrescentou que a ideia era mostrar o Dominguinhos sertanejo, o menino prédestinado a ser o sucessor de Luiz Gonzaga e o artista popular.

sábado, 17 de maio de 2014

Caruaru,Capital do Agreste faz 157 anos neste domingo dia 18


Conhecida como ‘A Princesa do Agreste’ ou ‘Capital do Agreste de Pernambuco’, Caruaru completa 157 anos neste domingo (18), data da elevação à cidade e à sede de município. O lugar tem aproximadamente 337.416 habitantes, gera R$ 3 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB) e abriga empresas de diversos ramos, sobretudo de moda e construção civil. Devido à prosperidade econômica e cultural, o lugar viu e fez nascer filhos ilustres - como o ceramista Vitalino, o crítico literário Álvaro Lins e o historiador Nelson Barbalho - e, com a mesma vocação, acolheu filhos de outras terras. E alimentou o sonhos deles.
Para saber o que pensam sobre o município adotivo, o G1 entrevistou pessoas de fora que se estabeleceram em Caruaru de diferentes formas. E contemplou algumas das facetas do município: na arte, o cantor altinense Almério; para questões culturais diversas, o professor baiano Tenaflae Lordêlo; na religião, o italiano Bernardino Marchió, bispo da Diocese; e, em meio aos que vieram em busca de emprego, conversou com a estudante Élida Roberta. Para representar os que estão por vir, a pré-universitária negrense Mayara Ramos comentou a mudança para a cidade. Confira as histórias e pensamentos desses "novos caruaruenses".

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Campina Grande sedia "Oscar do Forró" : o Troféu Gonzagão



Os primeiros acordes ...
Uma sanfona, um zabumba, um triângulo, o tocador. Era arrasta-pé no topo da serra.Foi de lá, que ecoou o baião. Daí por diante o forró tomou conta do arraiá, invadiu o pé-serra, fugiu da seca e migrou para o sul levado pelos icônicos paus-de-arara.Fez das feiras livres sua latada, na puxada do fole estava a garantia do "ganha pão". 

Assim como o nordestino, o forró também é um forte. Se reinventou, se vestiu de gala e hoje é estrela de primeira grandeza nos grandes palcos brasileiros. É em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, que se realiza o maior encontro de forrozeiros do mundo: o Troféu Gonzagão. A megalomania, típica campinense, se justifica com base nos números. Já imaginou uma noite na qual estão reunidos no mesmo local mais de cem artistas forrozeiros de renome nacional e internacional? 

A noite de gala do forró reúne importantes expoentes da música nordestina a exemplo de Elba Ramalho, Nando Cordel, Anastácia, Flávio José, Dorgival Dantas, Zé Calixto, Alcione, Ton Oliveira, Onildo Almeida, João Gonçalves, Lucy Alves, Amazan, Alcymar Monteiro, Waldonys, Chambinho, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda entre muitos outros. Neste ano, o evento homenageia o pernambucano de Garanhuns: o mestre Dominguinhos. Artista iluminado que representou e sempre representará uma de nossas maiores expressões musicais: o forró.

Na oportunidade, serão alvo de homenagens artistas como: Anastácia, Nando Cordel e Elba Ramalho pela contribuição à música brasileira através das composições e parcerias de sucesso feitas com Dominguinhos.

O evento acontecerá no dia 21 de maio, às 20h, no Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha da FIEP, em Campina Grande, na Paraíba. 

Com as bençãos dos Padroeiros...

Considerado como "o Oscar do Forró", o evento criado para elevar e fortalecer o ritmo é fruto da dedicação e amor à cultura nordestina dos ortodentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso: os "Padroeiros do Forró". É isso mesmo. No Nordeste das muitas tradições culturais, há padroeiro em tudo. E porque com o forró tinha e ser diferente? Não podia ser não. Tanto é, que é desse jeito!

"Somos um casal de dentistas e ativistas culturais, profundamente apaixonados pela música nordestina, mais notadamente, o forró. Temos promovido estes eventos anualmente, o que nos credenciam a desfrutar da amizade pessoal com vários destes artistas" destaca Rilávia Cardoso. 

De acordo com Ajalmar Maia, ambos já estiveram presentes em outras importantes iniciativas "apoiamos e tivemos registro nos créditos do filme “O milagre de Santa Luzia” tendo como estrela maior “Dominguinhos” mostrando todos os ritmos da sanfona brasileira". Participamos de entrevista do Globo Repórter em 2007, por ocasião da Homenagem a Dominguinhos no evento “Sanfona Sentida” e também por sermos proprietários de uma das cobiçadas sanfonas pertencentes à Luiz Gonzaga". 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nelson Barbalho - O Imortal do País de Caruaru (Trailer oficial)

Documentário sobre Dominguinhos estreia em,22 de maio

O documentário sobre a vida do cantor e compositor "Dominguinhos", que leva o mesmo nome, tem estreia nacional no dia 22 de maio. Com direção de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar, o longa exibe imagens do arquivo pessoal do artista.
A obra, narrada pelo próprio sanfoneiro, também mostra a sua infância, o primeiro instrumento e trechos de shows e duetos com personalidades da música como Luiz Gonzaga, Gal Costa, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Nana Caymmi e Nara Leão.
A homenagem ao músico rendeu a websérie Dominguinhos+, com oito episódios e participações de Lenine, Gilberto Gil, Djavan, entre outros.
Dominguinhos faleceu em julho de 2013, aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

sábado, 3 de maio de 2014

EXCLUSIVO: Flávio José fala de novo CD, da carreira e do São João

EXCLUSIVO: Flávio José fala de novo CD, da carreira e do São João
Reverenciado como o “Rei do Xote” o sanfoneiro e cantor Flávio José concedeu entrevista exclusiva ao PBAgora, onde falou do seu novo CD, da carreira e de suas expectativas para o São João 2014. Natural de Monteiro, no Cariri paraibano, o “caboclo sonhador” garante que vive um momento especial de sua carreira, pois, mesmo com a pirataria, ainda consegue colocar trabalhos no mercado e continuar cantando as coisas belas do Nordeste.

Em uma revelação surpreendente, ele confessou que chegou a pensar em parar de gravar devido o crescimento absurdo da indústria da pirataria. Depois de apelos dos fás, ele resolveu voltar aos estúdios e tocar a carreira “de mala e cuia”. O homem da “Terra Prometida”, da “Casa da Saudade” e do “Engenho Velho” também reclamou da falta de compositores estilo Maciel Melo, para compor músicas de qualidade e que retratem as coisas e os costumes da cultura Nordestina. “Acho que estamos enfrentando uma crise de falta de bons compositores” lamentou.

Em relação ao novo trabalho, Flávio José disse que espera que o CD agrade o público, principalmente, a grande nação forrozeira nordestina. O novo CD “Flávio José - Turnê 2013 ao Vivo”, o 20º da carreira do artista, foi oficialmente lançado no Forróleluia, em Monteiro/PB no último dia 19 de abril. Na entrevista ao PBAgora, Flávio revelou que o CD foi inteiramente gravado durante as apresentações dos festejos juninos, registrando os shows do artista nas cidades por onde ele se apresentou.

A obra ilustra um trabalho inteiramente dedicado ao universo particular nordestino e traz a gravação inédita de mais um clássico de Accioly Neto - Me dá meu coração - pela primeira vez registrada em áudio por Flávio José. O Poeta Cantador, que através da música e do ritmo espalha a cultura nordestina, cantando a vida com letras recheadas de romantismo e poesia, também reserva outro trabalho para o segundo semestre.

- Estou garimpando um repertório para gravar um CD normal no segundo semestre. Será um trabalho com músicas inéditas e algumas regravações” revelou.

Em relação a temporada junina que se aproxima, Flávio revelou que as expectativas são as melhores possíveis. A agenda do artista para a temporada mais animada do Nordeste praticamente está cheia. Ele deve realizar shows em várias cidades do Nordeste. Em uma prêvia do São João, Flávio se apresenta no dia Show 9 de maio em Aracajú (SE) e no 31 de maio em Maceio (AL). Na semana passada cantou na Quinta da Colina em Campina Grande. Em junho ele deve arruma as malas e seguir estrada a dentro animando as festas juninas de todo o Nordeste. A maratona de shows será intensa. A expectativa é que ele se apresente na abertura do Maior São João do Mundo na abertura da festa.

Compositor, cantor e acordeonista paraibano, nascido em Monteiro, Flávio José Marcelino Remígio começou a cantar e tocar ainda na infância, influenciado por grandes nomes da música nordestina como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Ao longo de sua carreira profissional, iniciada nos anos 70, gravou diversos LPs e CDs, firmando-se como um dos grandes nomes do forró nordestino. “Tudo começou com Luiz Gonzaga. Ele é o responsável por tudo” disse, não escondendo a admiração pelo “rei do baião”. Para Flávio José, faz questão de reservar parte de seus shows para tocar sucessos de Luiz Gonzaga.