quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Piauí cria a primeira Academia de Literatura de Cordel do Brasil

O Piauí é o primeiro estado do Brasil a contar com uma Academia de Literatura de Cordel. A entidade foi fundada por iniciativa de 35 poetas piauienses. Considerado uma das referências no segmento cordelista no país, a partir de agora o estado passa a contar com uma entidade que representará a classe e que pretende estimular a atividade, organizar publicações e destacar os maiores poetas.
“O Piauí tem essa grandeza e essa magnitude de criar e manter. Somos o estado mais organizado quando se fala em termos de cordel e do repente”, disse o cordelista Pedro Costa, um dos criadores da Academia.
Segundo os fundadores, o cordel rompeu fronteiras e atualmente possui significado importante até mesmo no contexto social. Para o cordelista Francisco Almeida, a poesia popular está cada vez mais abrangente. “Ele está na reclamação social, na justiça, em tudo. Tem até juiz que já fez sentença em cordel”, disse Almeida.
Pelos cálculos da nova entidade, somente nos últimos 20 anos pelo menos 150 poetas piauienses passaram a publicar em cordel. “O cordel não tem idade, a poesia não tem idade. Você busca inspiração e pode fazer o seu trabalho. Pode escrever de várias formas e pode expressar o seu conhecimento na literatura de cordel”, explicou Jotão Araújo, que também é um dos líderes da Academia. Um dos objetivos da entidade é propagar o trabalho dos poetas do estado e promover a integração eles.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Pernambuco celebra aniversário de Luiz Gonzaga neste fim de semana

Pernambuco se prepara para celebrar do Litoral ao Sertão, no fim de semana, o aniversário de um dos maiores mestres da música brasileira, o eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga, que, se vivo, completaria neste sábado (13)102 anos. No Recife, a data é celebrada com festas a partir desta sexta-feira (12), no Pátio de São Pedro, Parque Dona Lindu e Museu Cais do Sertão. As festividades se espalham pelo interior, principalmente em Exu, terra natal de Luiz.
É em frente a casa de número 35 do Pátio de São Pedro – localizado no bairro de São José –, local no qual funciona o Memorial Luiz Gonzaga, que se inicia a festa, nesta sexta, a partir das 19h, com o já tradicional Parabéns pra Gonzagão. Por lá, Almir Rouche, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Daniel Bueno e Ed Carlos prometem realizar uma homenagem digna ao músico. “O projeto é uma grande homenagem ao sanfoneiro, que traduziu como ninguém as tradições, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo nordestino em 625 canções gravadas nos quase 50 anos de carreira. Uma verdadeira enciclopédia do Nordeste”, revela o cantor Daniel Bueno, que também é coordenador da festa, que tem acesso gratuito.
No sábado, a partir do meio-dia, o espaço recebe a exposição Dos bois aos baiões, com peças em barro do Mestre Vitalino, Zé Caboclo e outros. Mais tarde, às 16h, acontece no Pátio a concentração para o Cortejo Rei do Baião com apresentações de sanfoneiros e boneco gigante de Luiz Gonzaga. A “Forrovioca” segue em direção ao Museu Cais do Sertão, onde, a partir das 18h, acontecerá shows do mestre Camarão, Banda Em Canto e Poesia e Banda Polinário.
À noite, a celebração continua na esplanada no Parque Dona Lindu. O espaço recebe o espetáculo gratuito Cordas, Gonzaga e afins, com participação de Elba Ramalho, que conta com os textos de Newton Moreno, os arranjos de linhagem armorial do grupo SaGrama, as cordas do Quarteto Encore e a bateria de Tostão Queiroga, que sempre acompanha Elba, além da sanfona de Marcelo Caldi. A cantora aproveita a ocasião para comemorar os 35 anos de atividades completados este ano.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Musical 'Gonzagão - A Lenda' lembra aniversário do Rei do Baião em Fortaleza

o carioca de origem paraibana Marcelo Mimoso dá vida a Gonzagão. Ele era taxista  e vocalista de uma banda de forró. (Foto: Vitor Tavares/G1)
O musical "Gonzagão - A Lenda" vai comemorar o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga em Fortaleza. O espetáculo será apresentado gratuitamente neste sábado (13), a partir das 21h, no aterrinho da Praia de Iracema, dia de que, se estivesse, faria 102 anos de idade. O musical premiado pelo país tem autoria e direção de João Falcão. A apresentação em Fortaleza faz parte do circuito que teve início em dezembro de 2013, quando o musical foi levado pela primeira vez para a terra natal do compositor, em Exu, no interior de Pernambuco. Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. O carioca de origem paraibana Marcelo Mimoso dá vida a Gonzagão. Ele era taxista  e vocalista de uma banda de forró antes de ser convidado por Falcão para participar do espetáculo.
Em formato de cordel, a história de Luiz Gonzaga é cantada em 50 canções, como as clássicas  "Cintura fina", "O xote das meninas", "Qui nem jiló", "Baião" e "Asa Branca".  Na peça, eles fazem parte de um grupo de teatro que conta a história de Gonzaga. 
A primeira edição do circuito, entre dezembro de 2013 e maio de 2014, passou por Exu (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), em seis apresentações gratuitas que reuniram um público de mais de 23 mil pessoas. O musical "Gonzagão - A Lenda" reúne diversos prêmios e críticas em diferentes categorias, como teatro, música, direção e figurino.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Em Olinda, Festival MPB reúne Gil, Caetano, Marisa Monte e Lenine

Preta Gil e o pai foram os primeiros a gravar o novo jingle da campanha 'Ser diferente é normal' (Foto: Divulgação / Marcos Michael)

Olinda recebe neste fim de semana a primeira edição do Festival MPB, que ocorre na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco. No sábado (13), cantam Maria Gadú, Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Marisa Monte e Nação Zumbi. No domingo (14), será a vez de Lenine, Ana Carolina, Caetano Veloso e Seu Jorge. Os ingressos custam a partir de R$ 130.

Gadú cantará músicas dos primeiros álbuns e hits da carreira no palco principal do evento, chamado "Recife". Arnaldo Antunes apresenta o show “Disco”, derivado do mais recente álbum homônimo, intercalando novas canções com sucessos de outras fases.

O festival vai promover o encontro de Gil e Marisa Monte. O repertório ainda está sendo definido, mas o público pode esperar canções como “Panis et Circensis” e “Balança a Pema”. Já Nação Zumbi, que completou 20 anos em 2014, apresenta novo show baseado no disco homônimo à banda. O set list conta com músicas inéditas, como “Cicatriz”, e clássicas, como “Manguetown”. Com dez discos autorais, ganhador de cinco prêmios Grammy Latino, o recifense Lenine selecionou hits que marcaram sua trajetória, como “Paciência” e “Jack Soul Brasileiro”. Ana Carolina celebra 15 anos de carreira, completados em 2014, e traz ao festival o show "#AC", baseado no mais recente álbum de inéditas, como “Combustível” e “Luz Acesa".