sábado, 16 de outubro de 2010

Homenagem para o Rei do Baião em Feira de Santana


O Correio da Bahia publicou na edição de hoje, 03 de agosto,  que “no domingo (02), completaram-se 20 anos de morte de um dos maiores ícones da música brasileira, Luiz Gonzaga. Apesar da importância do Rei do Baião para a cultura do país, não houve celebração nem nada que lembrasse a vida e obra do pernambucano nascido em Exu. A memória de Gonzagão, aliás, está esquecida no abandonado Parque Asa Branca, que sequer tem previsão de tombamento”.
Acredito que em Salvador, talvez o saudoso Luiz Lua Gonzaga não tenha sido lembrado e concordo que deixar ao abandono o Parque Asa Branca , criado por ele, é um total desrespeito à obra e à memória desse grande músico brasileiro. O Ministério da Cultura e o Governo de Pernambuco junto aos órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico musical devem tomar providências urgentes, pois segundo comentários, objetos do acervo têm sido roubados, inclusive sanfonas que pertenceram ao Rei do Baião.
No entanto, segundo pude observar e sem realizar uma pesquisa exaustiva na internet, os seus fãs o homenagearam em várias partes do Brasil, como se pode ver nos links que ora publico: Jornal Tribuna da Região; Maratona de música no Recife lembra 20 anos da morte do Rei do Baião. Em São Paulo as homenagens aconteceram no mês de julho: Luiz Gonzaga é homenageado em São Paulo com três dias de shows.  
Em Feira de Santana, Luiz Gonzaga foi homenageado pelos seus amigos e admiradores, na igreja de Senhor dos Passos, numa missa que contou com a participação de músicos da região, da sociedade e admiradores do artista.
A homenagem idealizada por José Rodrigues Sobrinho, mais conhecido como Jota Sobrinho, fã, amigo e admirador de Luiz Gonzaga e também responsável por um grande acervo sobre o inesquecível músico nordestino, acontece há exatos vinte anos, na data do falecimento do cantor.
Entre os músicos que embelezaram a missa em homenagem ao Rei do Baião, o próprio  Jota Sobrinho entoou cânticos, Valdir no zabumba, Soninho e Augusto nos triângulos; entre os sanfoneiros, Baio do Acordeon, Erudilho, Adernil e Amor do Acordeon.
Após a missa os sanfoneiros tocaram na rua, em frente à Prefeitura Municipal da cidade, surpreendendo as pessoas que transitavam pela avenida Getúlio e Vargas e Senhor dos Passos.
A espontaneidade do evento, uma homenagem singela e espetáculo de grande beleza, encantou   a todos.  Parabéns para os organizadores da homenagem a Luiz Gonzaga.
As fotos que ilustram o post foram gentilmente cedidas pelo  meu amigo  e fotógrafo George Lima. Muito obrigada!

Observação importante:
Recebi agora à noite uma informação super interessante, postada pelo leitor, jornalista e blogueiro Frei Convento, do Recife. Ele diz o seguinte:
  
"Postado por Frei Convento
  Leni, boa noite

O Parque Aza Branca e antiga casa de Januário, em EXU, PE, tiveram seu tombamento aprovados por unanimidade pelo Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, no último dia 31.
Ação processual de tombamento rolava desde julho de 2007, e estava provisória. Essa condição impedia, ao que parece, intervenções de porte. Com a aprovação definitiva do tombamento, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), inicia intervenções de investimentos e custeios.
Uma dívida resgatada pela promoção da área do parque que tem 30,6 hectares, como local cultural de Pernambuco".
(4/8/2009 22:30:54)

Tenho certeza de que os amigos e admiradores de Luiz Gonzaga exultarão com a notícia. Muito obrigada, Frei Convento, pela valiosa informação. Isso merece um post especial!








Nenhum comentário:

Postar um comentário