domingo, 4 de março de 2012

[Leia] Festejos para Gonzagão pelo Interior do Estado,mais no Blog Sertão9


As festas em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga não vão esquentar apenas a sua cidade natal, Exu. Isso porque o secretário de cultura do município, Bibi Saraiva, está articulando um grande projeto para a celebração da data, durante todo o mês de dezembro. A primeira ação é integrar as homenagens às outras nove cidades da região do Araripe: Bodocó, Moreilândia, Granito, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade, Ipubi e Araripina.  Além disso, Saraiva adianta que, dentro da programação dos festejos, haverá o 1º Seminário Internacional sobre a vida e obra de Gonzagão. “Internacional porque teremos pesquisadores de vários países, como Itália e Estados Unidos, nos debates”, garante o secretário.
Festejos acontecerão em dez cidades do Sertão pernambucano (Foto: Reprodução)

Ainda como parte dos 100 anos do Rei do Baião, a secretaria de cultura do Exu vai promover o “Canta Gonzagão Festival de Música”. No evento, poderão se inscrever músicos de todo o Brasil que queiram concorrer às cinco melhores composições de Baião. A premiação será em dinheiro e através da entrega dos troféus (confeccionado de madeira pelo artesão exuense De Pajeú) Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Chiquinha Gonzaga (este só para as mulheres), Severino Januário, Zé Gonzaga e Seu Januário.
Em tempo, Bibi Saraiva aguarda as convocações de audiências com o governador Eduardo Campos, assim como com a ministra da cultura, Ana Holanda, em Brasília, para acertar os subsídios que serão destinados às festividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário