
Uma boa nova bibliográfica luiz-gonzaguiana 2011 é 2ª edição do livro Luiz Gonzaga O Eterno Cantador - O Pernambucano do Século [XX], Luiz Arcoverde, Eronildes Mergulhão, seis anos depois da edição original em Olinda-PE, em 2005, em volume único. Esta nova edição sai em dois volumes.
A primeira parte da obra é um apanhado de itens da vida e obra do imortal cantador da Asa Branca, assim como das homenagens dos amigos, de alguns parceiros, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Nelson Valença, Dominguinhos, e outros, a sua discografia e musicografia, e outras curiosidades do Rei do Baião, a exemplo da sua ficha de maçon.
A segunda parte do livro, a mais volumosa, reúne mais de quinhentas letras das músicas de Luiz Gonzaga e parceiros, em ordem alfabética, com dados técnicos preliminares, como a autoria da obra e o ano de gravação.
Luiz Gonzaga O Eterno Cantador - O Pernambucano do Século é a primeiro livro nacional do gênero, com letra de música de Luiz Gonzaga. Podemos imaginar o trabalho enorme para realizar tal valiosa garimpagem, ora à disposição dos seus estudiosos e fãs em geral, e com a roupa nova da segunda edição.
Lua universal e eterno
Antes do livro dos professores pernambucanos Luiz Arcoverde, natural de Pesqueira, e Eronildes Mergulhão, de Poção, havia parcas edições de revistas com letras das obras clássicas de Luiz Gonzaga, ou nos adendos das suas biografias e livros outros sobre a sua vida e obra.
“Falar de Luiz Gonzaga é sempre um desafio. Todos que tentaram dissertar sobre o Rei do Baião, falaram pouco. O assunto é inesgotável. Ele é a mais pura tradição dos sentimentos, do suor, da emoção, do sonho e da realidade do povo. O canto de seu Lua é universal e eterno”, diz o escritor Ivaldo Batista, apresentador da obra Arcoverde e Mergulhão.
Fonte:MUSEU LUIZ GONZAGA.