sábado, 30 de abril de 2011

Belford Roxo comemora o Dia Nacional do Livro em ritmo nordestino


Literatura de cordel, baião de dois, xaxado, música nordestina, estes foram alguns dos muitos atributos da Região Nordeste que marcaram presença no Projeto Dia Nacional do Livro 2011 realizado nesta sexta-feira (29) pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O evento aconteceu no CIEP Municipalizado Constantino Reis, no bairro São Bernardo, e contaram com as presenças de estudantes e responsáveis, professores, diretores, orientadores escolares, que integram a rede de ensino do município.

Os alunos do Ciep Constantino Reis dançaram ao som da música sobre Maria Bonita. Foto: Cláudio Molina.
Os alunos do Ciep Constantino Reis dançaram ao som da música sobre Maria Bonita. Foto: Cláudio Molina.
O tema escolhido este ano pela SEMED foi “Nos bordados de Maria Bonita – Belford Roxo reconta a Literatura Brasileira”. Diversas barracas criadas pelas unidades de ensino foram espalhadas pelas quadras esportivas e espaços do Ciep Constantino Reis, com o foco central na estória de Maria Bonita e Lampião, ícones da literatura nordestina. Além disso, aconteceram várias apresentações musicais das escolas, sempre com o tema no casal mais marcante do cangaço brasileiro, embalados pelos sucessos de Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Alceu Valença, entre outros.
“As crianças sorrindo e felizes é o que nos alegra. Educação se faz com amor, alegria e respeito. Doando muito amor aos nossos estudantes poderemos evitar cenas lamentáveis como aqueles acontecidas na tragédia que vitimou 12 crianças em Realengo. O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo”, disse o secretário municipal de Educação, Ronaldo Dias Justino.
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925

Nenhum comentário:

Postar um comentário