terça-feira, 26 de abril de 2011

Clara Becker lança DVD e CD com músicas de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha





Filha de dois ícones dos palcos brasileiros – Cacilda Becker e Walmor Chagas –, Clara Becker, de 47 anos, bem que tentou o teatro. “Mas não curti”, conta ela. Na inauguração do Teatro Ziembinski, de propriedade do pai, no Rio de Janeiro, chegou a participar das montagens de O protocolo e Desencantos, ambas de Machado de Assis. “O trabalho de ator é diferente. Tem de sair de si para entrar em outra pessoa”, explica, ao justificar a opção pela música.

Clara chega ao segundo trabalho solo com o disco-show Dois maior de grande, que acaba de ganhar edição em DVD gravada ao vivo no Teatro Coliseu, em Santos. A intérprete de voz grave e doce promove o encontro dos repertórios de Luiz Gonzaga com o do filho, Gonzaguinha. “Achei bonita a reunião dos dois, apesar de serem autores de obras distintas”, diz Clara, comemorando a oportunidade de falar de um Brasil “de chão, pó, poeira”.

Com roteiro e direção da própria intérprete, em parceria com Rejane Machado, o DVD conta com arranjos e direção musical do competente Leandro Braga. João Cristal (piano), Kiko Horta (acordeom), Jamil Joanes (contrabaixo), Felipe Poli (violão) e Pretinho da Serrinha (percussão) formam a banda.

LETRA Clara admite que o teatro acabou ajudando-a como cantora – até os arranjos caminham para ela exaltar a letra das canções. “Eu me jogo na emoção. Mesmo”, confessa ela, que abre o DVD com Gonzaguinha (De volta ao começoCom a perna no mundoQuestão de féSanfona de prata) para chegar a Gonzagão (Estrada de Canindé e Sabiá, parcerias com Humberto Teixeira e Zé Dantas, respectivamente).

“Quem me levou a Gonzagão foi o Gonzaguinha”, justifica ela, cuja interpretação é fortemente teatral. “Eles tiveram muitas divergências em vida”, recorda, referindo-se ao autor de Asa branca, que não aprovava a consagrada veia de protesto do filho. “Mas como música é música, sempre há o entrelaçamento”, acrescenta Clara, ressaltando o orgulho que Gonzaguinha sempre teve do pai.

DENSIDADE Um dos momentos mais fortes do DVD é Assum preto. Clara Becker conta que fez questão de levar a letra de Humberto Teixeira mais adiante, para destacar a densidade dos versos, com acentuada marca nordestina. Criada praticamente na coxia, aos poucos ela foi se voltando para a música. Passou a frequentar aulas de violão, percepção e de teoria musical no famoso Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam), no Rio de Janeiro. “A gente está sempre estudando”, revela.

A ideia de gravar o DVD no Coliseu de Santos veio do desejo de coroar o sucesso do projeto, além de cantar no palco em que a mãe, Cacilda Becker, representou várias vezes. “Ele esteve ameaçado de se transformar em estacionamento”, lamenta Clara.

Mesmo com o fim da temporada do show Dois maior de grande, ela pretende prosseguir com os shows, à medida que surgirem convites. “Mas, a princípio, já tenho novas ideias”, anuncia ela. PaixãoSangrandoEu apenas queria que você soubesseAchados e perdidosCoisa mais maior de grandeDa vidaÉ e A felicidade bate à sua porta, de Gonzaguinha; XamegoOlha pro céuVida de viajante e Asa branca, de Gonzagão e parceiros, completam o repertório do DVD. Nos extras, ela e Daniel Gonzaga – filho de Gonzaguinha – cantamLindo lago do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário