segunda-feira, 30 de maio de 2011

Em época de festa junina, Alcymar Monteiro lança novo CD e DVD com homenagem ao gonzagão.


Em época de festa junina, Alcymar Monteiro lança novo CD e DVD com homenagem ao gonzagão.


Em época de festa junina, o nordestino – tradicionalmente considerado como o povo mais animado do Brasil – coloca sua roupa colorida característica, um chapéu de palha e sai por aí, para se esbaldar nos inúmeros arraiais que se multiplicam por todos os lugares. É tempo de pular quadrilha, comer pamonha e fubá e de arear as fivelas. O forró, que mistura a dança e a música, faz parte da cultura popular. A verdadeira manifestação cultural, aquela com raízes na sanfona e na influência do mestre Luiz Gonzaga ganhou nesse mês um registro em DVD, o novo trabalho do cantor Alcymar Monteiro.


DivulgaçãoNo DVD de Alcymar, fica clara a preocupação com o resgate às manifestações culturas do povo nordestino
No DVD de Alcymar, fica clara a preocupação com o resgate às manifestações culturas do povo nordestino
Gravado em setembro no Marco Zero, em Recife, “Tradição & Tradução” resgata o ritmo autêntico, agregando manifestações culturais que sintetizam vários aspectos da cultura nordestina. Suas danças típicas, roupas, folclore, enfim, sua tradição. O artista faz uma tradução de toda a cultura e a sintetiza durante uma hora e vinte minutos. Para ele, o resultado foi alcançado. “Me sinto muito feliz em seguir o meu trabalho, levando para o povo o forró verdadeiro, pois só existe um, é a identidade de nossa gente, as marcas da nossa cultura”, disse ele, a jornalistas de todo o Brasil no lançamento em Recife.

Ao assistir o DVD, o segundo na carreira de Alcymar, fica clara a preocupação com o resgate às manifestações culturas do povo nordestino que, para ele, está se perdendo cada vez mais, “Não vejo mais o macaratu, a ciranda, o maculelê, o frevo. As futuras gerações precisam conhecer esses ritmos que são tradicionais na nossa região. Um time de peso quando o assunto é o forró autêntico participou do DVD: Arlindo dos 8 baixos, Luizinho Calixto, Zé Calixto e Lia de Itamaracá, além de um ballet que, através do figurino e muita dança, representou a verdadeira cultura popular.

O repertório, que vai de Luiz Gonzaga a Jackson do Pandeiro é formado, segundo Alcymar, de músicas que estão no consciente das pessoas e merecedoras de registro. “Cheguei ao repertório do DVD ouvindo meus ontens mais antigos, meu hoje e meu amanhã, já que a música que faço tem o dom da simplicidade e o que é simples permanece, o que é inventado desaparece. Sem falar das composições feitas por mim e meu irmão João Paulo Jr”.

O DVD que originou um CD com o mesmo nome foi lançado no Cinema ArtPlex Guarapes, em Recife, numa sessão reservadas apenas para convidados. O CD e DVD já estão à venda em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário