quinta-feira, 26 de maio de 2011

Memorial Luiz Gonzaga


   Parte do acervo do Memorial Luiz Gonzaga, vindo diretamente da capital pernambucana, Recife, está atraindo a atenção das pessoas que passam pelo Centro de Cultura João Gilberto. A exposição intitulada ‘Lua Gonzaga’ foi aberta na noite da última terça-feira (09) vai até o próximo sábado (13), sempre das 10h às 16h e integra a programação formativa do II Festival Internacional da Sanfona.
    Para os amantes da história e obra do eterno Rei do Baião, a exposição apresenta uma diversidade de peças, que mostram as varias facetas da vida de Luiz Gonzaga. De acordo com a gerente do Memorial Luiz Gonzaga, Lêda Dias, a exposição Lua Gonzaga é parte do projeto Memorial Itinerante, que propõe um circuito permanente da exposição em variados pontos e cidades.
    “Essa exposição tem um acervo próprio são peças que foram adquiridas para essa exposição, elas não têm um valor histórico, mas de composição de um cenário que conta um pouco da história de Luiz Gonzaga”, pontuou a gerente.






    A exposição é composta por 12 painéis em madeira, adesivados com imagens e textos sobre a vida do Rei do Baião que estão distribuídos em quatro módulos temáticos. Cada módulo aborda um tema diferente são eles: módulo apresentação do memorial; módulo origem que mostra vários elementos que foram importantes para a sua obra como a cultura nordestina, a religiosidade;  o módulo artista que fala sobre a importância de Gonzaga para a música brasileira e  o módulo homem que mostra quem foi o Luiz pai, seus amores e sua família.
    Integram também o acervo da exposição um note Book para que os visitantes acessem tanto o site do memorial como o site Luiz Lua Gonzaga, considerado um dos mais completos sobre a vida e obra do artista e uma Tv de LCd onde são exibidos 4 documentários e um show de Luiz Gonzaga. “Outra peça de destaque da exposição é um tablado com um banco rústico onde sanfoneiros e instrumentistas que visitam o acervo possam sentar e tocar ou cantar alguma melodia em homenagem ao velho Lua”, destacou Lêda Dias.




    Além do acervo do memorial estão sendo expostos no Centro de Cultura vários modelos de sanfona, novos e antigos, parte da coleção pessoal do empresário paulista do ramo de acordeon, Lauro Valério.
    O Memorial - é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, cujo principal objetivo é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro.
    O MLG é um centro de memória e pesquisa, que oferece aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas, não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas objetiva também ser um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.
    O Festival - O II Festival Internacional da Sanfona acontece entre os dias 09 e 14 de novembro nas cidades de Juazeiro e Petrolina. É uma realização da Toca Pra Nós Dois e Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Mauricio Pessoa Produções. O evento tem patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás, Ministério da Cultura e apoio das Prefeituras Municipais de Juazeiro e Petrolina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário