quarta-feira, 22 de junho de 2011

Joquinha Gonzaga, O sobrinho do Rei do Baião em João Pessoa,PB

Joquinha Gonzaga e Zé Calixto abrem festejos em JP
O músico Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, faz elogios à programação do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’, considerado por ele como destaque junino no cenário nacional. O artista é atração da primeira noite do evento, que terá ainda o sanfoneiro campinense Zé Calixto, considerado um dos principais nomes da sanfona de oito baixos no Brasil, além do grupo paraibano Swing Nordestino e do encontro de mestres aboiadores.

Os shows acontecem nesta quinta-feira (23), em palco armado no Ponto de Cem Réis, a partir das 20h. Antes, no mesmo local, o público poderá dançar ao som de trios de forró e de grupos da cultura popular. A realização é da Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Para Joquinha, a iniciativa da Prefeitura é uma verdadeira celebração à cultura nordestina. “Fico admirado. Tem que ter muita coragem e muita personalidade nos dias de hoje para enfrentar o mercado fonográfico e enaltecer o forró puro da nossa verdadeira cultura. Nós, artistas, também nos sentimos fortalecidos com isso. Vir a João Pessoa para uma festa como essa é como tomar um copo de vitamina para reagir e lutar pelo nosso espaço”, destacou.

No repertório preparado por Joquinha Gonzaga para o primeiro dia do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’ não poderia deixar de passar músicas que fizeram sucessos na carreira do seu tio, o Velho Lua. Entre elas estão “Sabiá”, “Sala de Reboco”, “Riacho do Navio” e “Vida de Viajante”, só para citar alguns exemplos.

“A expectativa é grande, porque tenho muita alegria em passar por onde meu tio passou. Principalmente porque Luiz Gonzaga tinha uma história muito particular com João Pessoa. Espero corresponder também a todas as expectativas dos paraibanos”, comentou.

Joquinha Gonzaga – João Januário Maciel, conhecido artisticamente como Joquinha Gonzaga, nasceu em 1952, no Rio de Janeiro. É filho de Raimunda Januário, segunda irmão do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Ainda jovem acompanhava o tio em shows por todo o país e no exterior.

Em 1986, Joquinha gravou o primeiro disco, intitulado “Forró Cheiro e Xamego”. Dois anos depois, participou de um álbum de Gonzagão cujo nome era “Aí Tem”, cantando “Dá Licença para Mais Um” (de João Silva). A letra narra a história de valorização da família gonzaguiana por meio da música. Em 1989, ele começa a se consolidar como cantor, além de instrumentista. De lá para cá foram dez registros, entre LPs e CDs.

Homenagem – Este ano, o São João de João Pessoa tem como tema a “Celebração do Forró”. Todo o evento vai lembrar os 60 anos de carreira e 80 anos de vida do cantor Genival Lacerda. A autenticidade da cultura nordestina mais uma vez é a marca do São João de João Pessoa. Por isso, o evento junino da Capital vai mostrar que a história do povo paraibano permanece viva, traduzida e celebrada por meio de suas tradições.

Zé Calixto – O “poeta da sanfona” Zé Calixto já rodou o país ao lado de artistas como Luiz Gonzaga. Há tempo, o mestre dos oito baixos influencia as gerações de jovens forrozeiros. Com 72 anos de idade e 26 discos lançados, o artista é uma das personalidades mais importantes do forró pé-de-serra no Brasil.

Nascido em Campina Grande, há 50 anos deixou a cidade natal, passando um período no Recife (PE) e chegando ao Rio de Janeiro em 1959, quando lançou o primeiro disco. Ao longo da carreira, fez contatos musicais com nomes importantes da música brasileira, a exemplo de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

Swing Nordestino – O grupo tem 15 anos de fundação. É formado atualmente por Ailton Vieira, que faz o vocal, Eugênio (sanfona), Ezequiel (zabumba), Adeilton (triângulo), Fernando Júnior (guitarra) e Edmilson (baixo). No repertório desta quinta-feira, os músicos vão incluir composições que foram sucessos nas interpretações de Flávio José, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Alcymar Monteiro e outros nomes nacionalmente conhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário