sábado, 16 de julho de 2011

´Arraiá do Patativa´ é bicampeão

Clique para Ampliar
A quadrilha tem 60 jovens com idade entre 15 e 30 anos, oriundos de bairros pobres da cidade de Assaré
DIVULGAÇÃO
O grupo de Assaré volta à Fortaleza para representar o Ceará no Festival Nordestino de Quadrilhas Juninas

Crato. A quadrilha "Arraiá do Patativa" conquistou Bicampeonato Estadual do XIII Festejo Ceará Junino, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará. O grupo volta à Fortaleza, no dia 31 de julho, para representar o Estado do Ceará no Festival Nordestino de Quadrilhas Juninas, evento que contará com as 10 melhores quadrilhas do Nordeste.

Este ano, o grupo de Assaré levou para a Capital o tema "Um Saboroso Doce do Sertão, Encantando as Noites de São João", que aborda a agroindústria açucareira, com a fabricação do doce mais popular do sertão, a rapadura.

Dentro desse contexto, os representantes de Assaré dramatizaram a quadrilha com diálogo dos figurinos, marchas juninas, casamento matuto, coreografia com o imaginário popular, ao redor dos engenhos de rapadura do Cariri, a literatura de cordel, a dança de coco, com as emboladas elementos que compõem o universo cotidiano das comunidades e povos que vivem dos canaviais.

O grupo apresenta desde o processo de colheita da cana-de-açúcar, passando pela preparação do mel nas caldeiras, a produção do alfenim, até a produção e, ainda, distribuição da rapadura para todo o público que os assistem.

Para o secretário de Cultura de Assaré, Marcos Salmo, a conquista do título foi um grande estímulo para o grupo de jovens que participa da quadrilha. Ele lembra que são 60 jovens com idade entre 15 e 30 anos, oriundos de bairros pobres que enfrentam limitações culturais. Os figurinistas, compositores, diretores, coreógrafos são pessoas formadas no próprio grupo, através de oficinas e cursos.

Linguagens

O grupo, nos seus desdobramentos, utiliza-se de outras linguagens artísticas para promover as tradições juninas, como pesquisa e mapeamentos, publicação de cordéis e produção de filmes. Ações estas que só foram possíveis com as parcerias de várias instituições públicas e privadas, ressalto Marcos Salmo.

O secretário de Cultura lembra também que, ao longo dos anos, os coordenadores da quadrilha se inspiram na obra do filho mais ilustre da cidade, Patativa do Assaré, autor da poesia "Ingém de Ferro", um clássico dos poemas populares.

Dentre os diversos temas apresentados estão: "A mala do folheteiro", "Cariri de Cultura e Tradição", "Contribuição Cultural do Cangaço para o Nordeste", "Luiz Lua Gonzaga", "o Centenário Patativa do Assaré". No ano passado, o tema foi "Os vaqueiros do Sertão".



fonte:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário