sexta-feira, 1 de julho de 2011

'Expresso da Paraíba', Valdeno Brito conhece a Feira de São Cristóvão (RJ)



Vencedor da única edição carioca da Corrida do Milhão, Valdeno Brito se sente em casa no Rio de Janeiro. Mas na temporada 2011, o dono do carro 77 da Full Time Sports ganhou um "reforço" para a etapa da Cidade Maravilhosa. Um dia após completar 37 anos, o paraibano conheceu a Feira de São Cristóvão. O Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, também conhecido como Feira dos Paraíbas, matou a saudade da "terrinha", com suas guloseimas. Clique no vídeo e confira!
- Aqui sem dúvida foi o palco da vitória mais importante da minha carreira: no final de 2008, na conhecida Corrida do Milhão de dólares. Eu já gostava do Rio e passei a ter um carinho especial. Sem dúvida, todas as vezes que eu pouso aqui, eu já começo a admirar a beleza da cidade e as lembranças são muito boas. Sempre que eu venho, eu sonho em repetir o resultado. A esperança é que domingo a gente consiga mais outra vitória - afirmou.
Ao lado de Marabá, diretor cultural da feira, Valdeno conheceu restaurantes, lanchonetes e lojas do Centro Cultural Luiz Gonzaga. O primeiro "pit stop" veio um típico restaurante nordestino: a Barraca da Chiquita. Com uma chapa de queijo coalho, carne de sol e mandioca, os dois se deliciaram com as guloseimas em poucos minutos.
- Meu Deus do céu, isso é bom demais. Mandioquinha frita e essa carninha. Tem o gosto igual da Paraíba, é o mesmo que ter voltado para casa - falou Valdeno.
Valdeno Brito visita feira em São Cristóvão (Foto: Rafael Honório / GLOBOESPORTE.COM)Ao lado das garrafas de pimentas, Valdeno Brito mostra o lado 'arretado' do paraibano: piloto quer repetir a dose da Corrida do Milhão de 2008 e vencer no Rio de Janeiro.
Apesar de ter se deliciado com a chapa, o piloto do carro 77 fez questão de guardar um espaço no seu "tanque de combustível". A parada seguinte era muito esperada por Valdeno, que não escondeu sua preferência desde o momento em que pisou na feira.
- A gente encheu quase todo o reservatório, mas temos que deixar um espacinho para a tapioca, não é, Marabá? Essa é uma das minhas comidas preferidas do Nordeste. Inclusive, eu moro em Londrina e lá não tem goma, e sempre que alguém vai me visitar é sagrado trazer uma goma de tapioca. É o passe de entrada lá na cidade - brincou.
Já na Barraca da Sonia, Valdeno e Marabá se depararam com várias opções de tapiocas, doces e salgadas. Além disso, capotas de doces caseiros, goma e queijos também enfeitavam a bancada toda iluminada. O pedido veio em dose dupla - carne seca com queijo coalho e queijo e goiabada, ou o famoso Romeu e Julieta.
- Olha que delícia que deve estar isso. Corta essas no meio, porque é muita comida. Vamos dividir no meio que dá para todos nós - disse, incluindo Marabá e a equipe do GLOBOESPORTE.COM.
A terceira parada foi na Barraca Guarabira, homônima de uma cidade da Paraíba. Lá, Valdeno encontrou de tudo um pouco: peixes e camarões secos, rapaduras de vários tipos, biscoitos de todos os tamanhos e uns 30 tipos de cachaça. Lá, o piloto mostrou se lado "guia gastrônico" e explicou o que é quebra-queixo, guaraná Jesus e baladeira, ou o famoso estilíngue. Para finalizar a visita, ele contou um "segredo" para domingo.
- Eu acho que vou levar, pelo menos, uns três tipos de pimenta dessas daqui. Antes da corrida, eu vou comer com bastante pimenta para esquentar o sangue e sair passando por cima de todo mundo - finalizou.
A sexta etapa da Stock Car será realizada neste domingo, dia 3, com largada prevista para as 11h40. O SporTV transmite ao vivo, e na íntegra, toda a corrida. O Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra um compacto de 20 minutos com os melhores momentos da etapa carioca.
Valdeno Brito visita feira em São Cristóvão (Foto: Rafael Honório / GLOBOESPORTE.COM)Com um chapéu típico, Valdeno posou ao lado das guloseimas do Nordeste brasileiro; piloto mostrou que domina a culinária da região e mostrou um apetite foraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário