quinta-feira, 7 de julho de 2011

Será aberta hoje a exposição A versatilidade de Luiz Gonzaga, no Museu da Imagem e do Som, com aspectos da vida do sanfoneiro ainda desconhecidos por muita gente.

Será aberta hoje a exposição A versatilidade de Luiz Gonzaga, no Museu da Imagem e do Som, com aspectos da vida do sanfoneiro ainda desconhecidos por muita gente.

Discos, jornais e roupas compõem a mostra sobre o sanfoneiro (DIVULGAÇÃO)Discos, jornais e roupas compõem a mostra sobre o sanfoneiro (DIVULGAÇÃO)


O melhor sanfoneiro que o Brasil já viu”. É essa a definição que o historiador Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, faz de Luiz Gonzaga. Parte da história do mestre da sanfona será mostrada a partir de hoje até o fim de agosto no Museu da Imagem e do Som (MIS) em uma prévia da comemoração do centenário do músico. Na exposição, serão apresentadas facetas da vida do músico ainda pouco conhecidas pelo público. “O Luiz Gonzaga foi um artista quase completo, mas só conhecem o forrozeiro e o criador do baião”, afirma Nirez.

A versatilidade de Luiz Gonzaga conta com o modelo da roupa utilizada pelo artista e de instrumentos utilizados no forró e no baião, aparelhos de rádio da época, livros, jornais, discos de cera e LPs. Segundo o historiador, a curadoria foi “coletiva”, com peças do MIS, do Arquivo Nirez e da coleção pessoal de funcionários.

As diversas faces de Luiz Gonzaga, como as marchinhas carnavalescas e folclóricas que compunha e interpretava, serão mostradas também nas palestras semanais que Nirez irá ministrar na sede do MIS. “Nós queremos criar nas pessoas a consciência de que o Gonzagão não foi só um sanfoneiro, e sim um homem inteiramente eclético”, diz Nirez. Segundo ele, há ainda muito o que ser conhecido a respeito da vida do músico. Um dos exemplos são as valsas e os choros que o músico entoava na sanfona logo que chegou ao Rio de Janeiro.

A abertura da exposição ocorre hoje (7), às 18 horas, com uma apresentação musical do grupo Vozes da Cera, o lançamento do cordel Assim Cantou Gonzagão, de Paulo de Tarso e a primeira palestra de Nirez sobre o tema. Em 2012 será celebrado o centenário do Rei do Baião, e a exposição no MIS é só começo: “Resolvemos fazer uma prévia do que virá ano que vem”.

SERVIÇO

A Versatilidade de Luiz Gonzaga
Onde: Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS) - Av.Barão de Studart, 410
Quando: De segunda a sexta, das 8h às 17h
Outras info.: 31011202

Nenhum comentário:

Postar um comentário