hsantos@jornaldacomunidade.com.br Redação Jornal da Comunidade
Simão, o caolho, primeiro filme brasileiro dirigido por Alberto Cavalcanti, é uma das atrações
O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a mostra Retrospectiva Maristela, que traz filmes nacionais produzidos entre 1951 a 1958 pela Companhia Cinematográfica Maristela. Trata-se de um dos estúdios brasileiros mais importantes da época, cujo elenco incluía estrelas como Procópio Ferreira e Tonia Carrero. Além disso, foi responsável por produzir a primeira adaptação de um texto de Nelson Rodrigues.
A Companhia surgiu em 1950 a partir do empreendedorismo de Mário Audrá Junior, o Marinho, filho de uma rica família paulistana, do ramo da indústria têxtil, que sonhava em ser um produtor de cinema naqueles anos em que o neorrealismo italiano seduzia as plateias em todo o mundo.
Outra preciosidade da mostra é Meu destino é pecar (1951), dirigido pelo mexicano Manuel Pelufo, primeira adaptação para o cinema de um folhetim homônimo escrito por Nelson Rodrigues. Destaque também para O comprador de fazendas, adaptação de um conto de Monteiro Lobato, que traz como protagonista o astro Procópio Ferreira. Na trama, um fazendeiro coloca sua propriedade à venda e acaba hospedando um possível comprador, que se diz milionário. Mas o homem, na verdade, é apenas um pintor de paredes. A música tema do filme foi composta e interpretada por Luiz Gonzaga, o rei do baião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário