sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Rei do Baião", sanfoneiro Luiz Gonzaga é destaque da Coleção

Com sua sanfona, seu vocal chorado e suas canções como "Baião", "Asa Branca" e "Xote das Meninas", Luiz Gonzaga foi em sua época e é até hoje a maior representação da música nordestina. Ao se dedicar a ritmos como xote, xaxado e baião em meados dos anos 1940, encontrou o sucesso e ajudou a espalhar a música de sua região pelo país, tornando o acordeão um instrumento popular e lançando composições até hoje influentes em nossa música.
É dedicado a Luiz Gonzaga o décimo volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo.
Nascido em 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento desde pequeno ganhou intimidade com a sanfona, vendo o pai tocar. Ainda jovem, partiu da cidade natal e mudou-se para Fortaleza, onde entrou para o Exército.


Texto: Música: o cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e, ao fundo o acordeonista Dominguinhos em 1977. (Foto: Divulgação/TV Cultura)

O cantor e compositor Luiz Gonzaga e,ao fundo,o acordeonista Dominguinhos em fotos,em 1977.


Depois de quase dez anos, foi parar no Rio de Janeiro e passou a dedicar-se à música. Gravou discos instrumentais e canções para rádios. A partir dos anos 1940, ao lado do parceiro Humberto Teixeira e depois de Zé Dantas, veio o sucesso com "Baião", "Asa Branca", "Assum Preto" e "Juazeiro", entre outras. Gravou e tocou até a morte, em agosto de 1989, causada por um câncer de próstata.
O autor do volume sobre Luiz Gonzaga é o jornalista Tárik de Souza e a edição tem biografia, discografia, letras e fotos. O CD vem com "Asa Branca", "Xote das Meninas" e "Juazeiro" na voz do próprio compositor, além de canções suas em interpretações de Dominguinhos, Clara Nunes e Elba Ramalho, entre outros.

fonte:folha online.



Nenhum comentário:

Postar um comentário