sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ana Lúcia quer instituir em Sergipe o Ano Cultural Luiz Gonzaga‏


oto: Maria Odília, da Agência Alese
Click para ampliar
No ano de 2012 o mundo vai comemorar o centenário do nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. No compasso da mobilização nacional para celebrar a vida e obra deste grande músico que vem ocorrendo em vários estados brasileiros, e especialmente os nordestinos, a deputada estadual Ana Lúcia Vieira (PT) protocolou na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 26, um Projeto de Lei que pretende instituir 2012 como o ‘Ano Cultural Luiz Gonzaga’.
 

“Peço que esta Casa aprove com rapidez este Projeto de Lei para que em Sergipe o centenário de Luís Gonzaga seja permeado por ações e políticas de cultura voltadas para este homem que durante toda a vida disseminou ritmos como o xote, o baião, o forró, e foi o grande líder da música brasileira e nordestina”, solicitou a deputada.

No documento encaminhado, Ana Lúcia explica que o objetivo do PL é divulgar esta vertente da cultura brasileira, nordestina e sergipana em nosso Estado. No texto ela acrescenta que em 2012 o Poder Público, através da Secretaria de Estado da Cultura, poderá, em conjunto com as entidades da sociedade civil organizada, criar uma comissão de organização dos festejos, comemorações e atividades culturais alusivas ao centenário de nascimento do músico Luiz Gonzaga. “Os eventos organizativos devem envolver atividades que visem promoção de debates sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, como também as contribuições de ritmos como o xaxado, o baião e o forró no processo de construção da identidade cultural do Povo de Sergipe”, concluiu.


História e Arte de Seu Lua - Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Mãe Santana). Desde sua infância o pequeno Gonzaga namorava o fole de oito baixos, instrumento este, executado por “Pai Januário”, no qual começou seus primeiros acordes.
 

“Luiz de Januário”, “Lula” ou “Lua” como era conhecido na infância, aos 8 anos de idade substituiu um sanfoneiro em festa tradicional no terreiro de Miguelzinho na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Desde aquele dia, o garoto começou a tocar com a permissão da mãe.

Quando ainda era rapaz, vendeu sua sanfona e fugiu para Fortaleza, onde se alistou no 23º Batalhão de Caçadores do Exército, servindo no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará, Piauí, Belo Horizonte, Campo Grande e no Rio de Janeiro. Deu baixa no Exército em Minas Gerais, no dia 27 de março de 1939 e viajou para o Rio de Janeiro, para esperar o navio que o levaria a Recife, em seguida a Exu. Resolveu então a convite de um amigo, ganhar a vida tocando no Mangue, com uma sanfona de 80 baixos, uma Horner branquinha, sua primeira sanfona branca comprada em São Paulo.


Em 1940 Gonzaga conhece o guitarrista português, Xavier Pinheiros, e forma dupla tocando no Mangue e nas casas noturnas (cabarés), do Rio de Janeiro. A partir de 1941, Luiz Gonzaga já tinha o título de MAIOR SANFONEIRO NORDESTINO. Mas sofreu muito no Rio de Janeiro para se firmar artisticamente. 
fonte:agência alese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário