domingo, 2 de outubro de 2011

O sanfoneiro do povo Luiz Lua Gonzaga.


Livro registra o imaginário em torno do Rei do Baião


O governo federal vai investir 21 milhões de reais na construção do Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga, em Recife. O investimento total soma 26 milhões e conta com o apoio do governo de Pernambuco e do Porto de Recife. A iniciativa faz parte do Projeto "Viva Luiz", que também financiou a publicação do livro O rei e o baião, de Bené Fonteles. Mais do que uma biografia de Luiz Gonzaga, a obra representa uma análise da importância cultural do compositor. "É o imaginário do rei", resume o autor.

O trabalho vinha sendo planejado há sete anos. Nos últimos meses, Bené Fonteles viajou por várias cidades do Nordeste e percebeu que a memória do mestre Gonzaga ainda está muito presente. “Tem vasto material iconográfico nos vários museus e memoriais dedicados a ele em Recife, Exu, Caruaru, Campina Grande e Fortaleza.”

Para o livro O rei e o baião, Bené conseguiu um vasto material iconográfico. São centenas de imagens raras, entre fotos históricas de Luiz Gonzaga, obras de arte criadas especialmente para a publicação, além de cordéis e xilogravuras. Há também reproduções das capas de discos e textos que salientam a singularidade de cada obra. Publicado pelo Ministério da Cultura, o livro está sendo distribuído gratuitamente a bibliotecas e instituições culturais.fonte; cultura brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário