domingo, 23 de outubro de 2011

Revivendo as Memórias do Rei do Baião, Luiz Gonzaga


Apresentações musicais, palestras, oficina de instrumentos, mostra de vídeos, movimentaram o Projeto Gonzagão – Memórias do Rei do Baião, realizado no Núcleo de Arte e Cultura Marcus Jussier, em Juazeiro do Norte – CE, através da Subprefeitura Regional 4, que teve como grande incentivador Romão França (Subprefeito Regional 4).


Para abrilhantar ainda mais a semana, que foi cheia de homenagens ao Rei do Baião, a Exposição Itinerante “Luiz Gonzaga na Terra da Luz” Rumo ao Centenário, esteve na cidade para reacender as memórias do músico que tanto valorizou o Nordeste e deixou em suas composições a mais pura realidade de histórias vividas pelo povo do sertão. 


Os objetos pessoais, discos, telas, documentários que remetem à Luiz Gonzaga, é apenas um pouquinho do que a exposição leva aos visitantes. A essência do grande símbolo musical está presente nas letras de suas músicas, que abordam diversos temas importantes, como: família, política, cultura, religiosidade, etc.
“Estamos vivendo os 22 anos de saudade e abrindo a programação para o centenário de nascimento do Gonzagão, que será em 13 de novembro de 2012”, relata Reginaldo Silva, curador da exposição.  Ele ainda acrescenta que a importância da exposição é fazer com que principalmente os jovens, se inteirem do que é uma obra intelectual, musical, cultural, como é a obra de Luiz Gonzaga.
O Rei do Baião é lembrado não só aqui no Brasil, mas também em outros países como Japão e Inglaterra. Por isso, é considerado um dos principais representantes da música popular brasileira de sucesso internacional. 
“De geração em geração Luiz Gonzaga se renova”, finaliza Reginaldo Silva.
fonte:giro maspa

Nenhum comentário:

Postar um comentário