quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Diretor de 'Dois Filhos de Francisco' prepara filme sobre Luiz Gonzaga


Rio de Janeiro - De um lado, um ícone da cultura nordestina na música popular brasileira. Do outro, o filho adotivo que lutou por toda a vida para arrebatar sua admiração. No dia 13 de dezembro, aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), Breno Silveira, diretor de “2 filhos de Francisco” (2005), que arrastou 5,3 milhões de espectadores para os cinemas, começa a rodar “Gonzaga de pai pra filho”, levando às telas a história do sanfoneiro mais folclórico do país e de seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991).
Uma história com direito a dores, alegrias, omissões e conciliação. Previsto para estrear no segundo semestre do ano que vem, de carona no centenário de nascimento de Gonzagão, o filme, orçado em cerca de R$ 10 milhões, nasceu de uma caixa de fitas cassete nas quais Gonzaguinha conversa com o pai.
— Fica claro naquelas gravações o quanto ele desconhecia aquele pai que morreu admirando o filho. Há trechos da conversa deles em que você chora. Trechos em que Gonzaguinha diz: “Tô chegando no sertão. Sertão que era do meu pai. Pai que eu não conheci direito.” Já Gonzagão fala: “Mesmo que não tenha sangue meu nas suas veias, você é meu filho” — conta Breno.
As fitas foram entregues ao diretor por Márcia Braga, uma das produtoras, e por Maria Rachel, que colabora com o roteiro do filme.
— Depois que “2 filhos de Francisco” estourou, comecei a receber biografias de todo tipo. Todas eram bonitas. Mas aí me caíram nas mãos as fitas que o Gonzaguinha gravou — lembra Breno, que atualmente finaliza o drama “À beira do caminho”, a ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.
No papel de Gonzaguinha estará o gaúcho Julio Andrade, de 31 anos, protagonista de “Cão sem dono” (2007). Gonzagão será vivido por três atores diferentes, de acordo com as faixas de idade enfocadas no longa-metragem, que será rodado em 35mm, com fotografia de Adrian Teijido, de “O palhaço”. Na maior parte do filme, que abrange a ascensão artística do músico, dos 30 aos 50 anos, o Rei do Baião será o sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, de 31 anos, um paulista de São Bernardo, conhecido como Chambinho do Acordeon (os outros nomes ainda não foram divulgados).  fonte:D24am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário