sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O forró do Nordeste, contado no blog Sertão9


Um dos maiores símbolos do forró de raiz é a música Sala de Reboco, famosa composição de Gonzagão em parceria com o poeta e compositor Zé Marcolino, considerado um dos mais importantes compositores do cenário clássico do forró. Neste sábado, o Forró da Lua vai dedicar o começo de noite ao debate sobre a obra dele. O assunto do Forró em Debate será a vida e obra de Zé Marcolino, um paraibano de Monteiro, autodidata, vaqueiro, tocador de viola, e compositor de clássicos imortalizados por Gonzagão, Flávio José, Genival Lacerda, entre outros. Os debates serão conduzidos pelo professor Wiclife (do Museu do Vaqueiro), Fátima Marcolino (filha do compositor), e pesquisadores universitários. 

DivulgaçãoO forrozeiro Santanna, o Cantador, é atração deste sábado no Forró da Lua da Fazenda Bonfim
O forrozeiro Santanna, o Cantador, é atração deste sábado no Forró da Lua da Fazenda Bonfim
Depois do debate, tem forró cearense - porém tradicional - tendo como convidado o cantor e compositor Santanna, o Cantador, é o nome principal do arrasta-pé, em noite que ainda terá Zé Moré, e as crianças que participam da escola de acordeon do projeto Museu do Vaqueiro. Essa edição também marca a volta do Forró em Debate, que se inicia às 19h, debatendo o paraibano Zé Marcolino. 

Santanna faz parte da geração de forrozeiros dos anos 80 que teve a oportunidade de ser apadrinhado por Luiz Gonzaga. O cearense de Juazeiro do Norte participou de vários shows de Gonzagão, fazendo a abertura, e também cantando. A carreira se solidificou realmente a partir de 1992. A música de Santanna é influenciada pelos aboios dos vaqueiros, violeiros, emboladores, lavadeiras e rezadeiras. O sertão é o seu principal tema.

fonte: tribuna do norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário