sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

[Leia] CTN faz evento especial para 99 Anos do Rei do Baião


  
Estação LunarO Centro de Tradições Nordestinas fará uma grande festa em comemoração aos 99 anos de Luiz Gonzaga do Nascimento, o Gonzagão, conhecido com o Rei do Baião, neste domingo, dia 11 de dezembro.  Acompanhado por sua sanfona, zabumba e triângulo, o compositor e cantor popular entrou para a história da música brasileira ao trazer em seu estilo a alegria das festas juninas e dos forrós pé–de-serra, do nordeste para o resto do país.
   Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912 e faleceu no Recife em 2 de agosto de 1989. Foi uma das mais completas figuras da música popular brasileira, admirado por grandes músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da MPB.
   Messias LimaNas letras de suas músicas foram registradas também a pobreza, as tristezas e injustiças do sertão nordestino, em uma época em que a maioria das pessoas desconhecia os ritmos de baião, xote e xaxado, revelados através de suas canções antológicas como “Baião”, “Asa Branca”, “Siridó”, “Juazeiro”, “Qui Nem Jiló”, entre tantas outras.
   Para comemorar esta data tão importante na história da cultura nordestina e brasileira, o CTN relembra grandes sucessos de Gonzagão com show da Banda Estação Lunar. O grupo, que completa 10 anos de carreira, está lançando o quinto CD “Véio Lua Lunar”, feito em homenagem ao aniversário de Luiz Gonzaga.  Haverá também outros shows em tributo ao Rei do Baião com dupla de repentistas Sebastião Marinho e Andorinha; Messias Lima; Trio Meu Xodó. O espetáculo começará a partir das 13h com entrada gratuita.
fonte:éseu música

Nenhum comentário:

Postar um comentário