segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

[Leia] Josildo Sá no passo com Luiz Gonzaga.

Josildo Sá nasceu e se criou no sertão, com intimidades com o forró, embolada e cantoria de viola. O frevo para ele era  um música distante, do litoral, com a qual nunca tev maiores aproximações, até uns poucos anos atrás. Insistia em não aceitar convites para defender frevos, em festivais de música canravalesca. isto até o ano passado, quando topou interpretar um frevo-canção de dois compositores, amigos seus: "Como eles eram de Arcoverde, do sertão, me senti mais à vontade em cantar no concurso da prefeitura", diz Josildo.
A música foi classificada, ele entrou no disco do concurso lançado pela gravadora carioca Biscoito Fino, e passou a aceitar convites para cantar no carnaval, começando com a orquestra montada para a festa pelo maestro Spok. Pensando em gravar um disco para homenagear Luiz Gonzaga no ano do seu centenário, Josildo acabou acertado dois alvos com um único tiro. Prestou a homenagem, e ao mesmo tempo fez um disco para o carnaval.  
Tem samba na latada é o título do CD que mando às lojas, e que não teve ainda lançamento oficial. Produzido pelo experiente José Milton (também peranmbucano), com patrocínio da Fundação de Cultura da PCR e da Secretaria de Cultura, ele gravou uma dúzia de músicas, a maioria pinçada da obra de Gonzagão, mas com a inclusão de outros autores como Juarez Santiago, Zenilton, e João Gonçalves, e autoral Samba na latada (em parceria com o repentista Diomedes Mariano e o sanfoneiro Beto Hortiz).
"A melhor maneira que encontrei de celebrar Gonzagão foi esta. E não quis só gravar músicas tiradas da obra do artista Luiz Gonzaga. Com o tempo, ele se tornou maior do que a pessoa, do que o grande artista que é. Ele é um universo, e foi assim que concebi o disco”, explica o cantor, que gravou entre outros sucessos de Gonzagão, Quer ir vambora (Luiz Gonzaga/Manoel Lima), que Lua lançou no carnaval de 1948, ou Pagode russo(Luiz Gonzaga/João Silva). Ambas somente agora foram interpretadas com roupagem de frevo pernambucano.
Fonte:jconline

Nenhum comentário:

Postar um comentário