domingo, 11 de dezembro de 2011

[Veja] O Rei do Baião e a paixão pelo futebol,no Blog Sertão9



Futebol e Música. Música e Futebol. Essa dobradinha sempre deu certo e dos versos criados ficamos com letras, rimas e sacadas sensacionais. Como nossa “praia” é a literatura, encontramos na criação de letras a riqueza da construção e do uso das palavras.

Já ouvimos falar da paixão pelo futebol de diversos artistas consagrados da música como Chico Buarque, Samuel Rosas (Skank), Toquinho, Fagner e tantos outros. Se o futebol tem o seu rei, o baião também teve um reinado cujo trono foi ocupado por Luiz Gonzaga. Isso mesmo, até o Rei do Baião era ligado em futebol. 

No próximo dia 13 de dezembro Luiz Gonzaga completaria 99 anos, ou seja, entramos no centenário do Rei do Baião. Ele morreu em 1989, no dia 2 de agosto.

A pequena Exu, de Luiz Gonzaga.
Sua paixão era tão grande que chegou a criar um time de futebol em sua terra natal, a pequena Exu, no sertão de Pernambuco. O time teria durado pouco tempo, mas a paixão pelo futebol foi eterna. Acostumado a andar por todo o Brasil com suas apresentações, Luiz Gonzaga dividiu o coração entre vários clubes. Dizem que em São Paulo torcia para o Corinthians porque o time tinha a cara do Nordeste, ou seja, sofredor. No Rio de Janeiro era Botafogo e em Minas Gerais, Atlético Mineiro. No estado em que nasceu seu coração batia mais forte pelo Santa Cruz.

Um dos raros registros musicais deixados por Luiz Gonzaga sobre o futebol é a composição “Siri jogando bola”, feita com seu grande parceiro Zé Dantas, em 1956, onde o rei do baião utiliza apenas o refrão da música como metáfora de um jogo disputado por vários bichos. Não deixe de ouvir a música, logo abaixo, é divertidíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário