quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

[Leia] Flávio José, Ton Oliveira e Genival Lacerda no Ponto de Cem Réis

Flávio José, Ton Oliveira e Genival Lacerda no Ponto de Cem Réis
Em comemoração aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, o maior expoente da música nordestina, o projeto ‘Fogueiras da Cultura’ reúne nesta quarta-feira (11), a partir das 19h30, no Ponto de Cem Réis, um elenco formado por grandes nomes da música paraibana. O tributo ao “rei do baião” acontece dentro da programação do projeto ‘Estação Solar’, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Na noite de homenagens, sobem ao palco Flávio José, Genival Lacerda, Ton Oliveira, Os Três do Nordeste, Dejinha de Monteiro, Beto Brito, As Bastianas e a Orquestra Sanfônica da Associação Balaio Nordeste, executando canções eternizadas pelo ‘rei do baião’, a exemplo de Juazeiro, Asa Branca e Baião.

Este ano, a primeira edição do ‘Fogueiras da Cultura’ é realizada em parceria com o programa Sala de Reboco, apresentado pelo músico Amazan. Durante as apresentações dos grupos e artistas convidados, serão gravados dois episódios que vão compor uma série de programas em homenagem a Luiz Gonzaga, transmitida aos sábados, pela TV Tambaú.

Reformulação – A partir de 2012, o ‘Fogueiras da Cultura’ recebe uma nova roupagem. Durante os próximos 12 meses o projeto circulará através das 12 Regionais de Cultura da Paraíba, levando além de música, uma série de oficinas e debates em torno do forró enquanto estilo musical e elemento constitutivo da identidade paraibana.

Retrospectiva – Em 2011, durante o mês de junho, um público de pelo menos 10 mil pessoas assistiu aos shows apresentados por 29 grupos de cultura popular durante o projeto “Fogueiras da Cultura”. A caravana percorreu cidades de 12 regiões do Estado com um caminhão-palco onde se apresentaram cantores, emboladores, cirandeiras, coco de roda e rabequeiros.

“Estação Solar” – A ação da Secult se incorpora ao projeto “Circuito do Sol”, realizado através da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa. O circuito conta ainda com os projetos “Estação do Som”, “Circuito Cultural das Praças”, “Vértice: teatro, dança e circo”, “Mais Verão”, Salão de Artesanato, além das várias atividades esportivas realizadas diariamente nas praias de Tambaú e Cabo Branco. Durante um mês, mais de 70 atrações circulam em dez espaços culturais de João Pessoa, nas áreas de música, cinema, teatro, circo, dança, artes plásticas e cultura popular.
fonte:pb agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário