segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

[Leia] Galo da Madrugada antecipa carnaval no RECIFE (PE)


O Galo da Madrugada, conhecido clube de máscaras de pernambuci, ultrapassa os limites do sábado de carnaval. Enquanto seu 35º desfile não chega, o bloco que figura o Guiness Book como maior agremiação carnavalesca do mundo, proporciona aos foliões uma programação intensa na sua sede, no Bairro de São José, no centro do Recife (PE).
Todas as quintas-feiras, o bloco recebe músicos, maracatus, caboclinhos, passistas e blocos no Palácio Enéas Freire, no projeto Quinta no Galo. Já aos sábados, o lirismo do Bloco das Ilusões toma conta do salão com acertos de marcha animados por convidados especiais.
Na primeira sexta-feira de cada mês, o projeto Dançando no Galo promove o encontro do ritmo do maestro Spok e Orquestra Gafieira de Bamba com a ginga dos dançarinos de salão da Academia Roberto Pereira. E quinzenalmente, aos sábados, uma parceria com a cantora Gerlane Lops deu origem ao projeto Samba PE, roda de samba acompanhada de feijoada preparada pelo chef Jason Vieira.
E as crianças, no próximo dia 15, poderão aproveitar a agremiação infantil Pinto da Madrugada que promove sua matinê com shows e concurso de rei e rainha. A folia pré-carnavalesca segue até a quinta-feira anterior ao desfile, dia 16 de fevereiro, com o minidesfile noturno do Galo da Madrugada, conhecido também como "Galo ao contrário". Mantendo uma brincadeira que já dura 11 anos, os foliões vão percorrer o trajeto inverso do Galo, animados por trios elétricos, carros alegóricos, maracatus, orquestras de frevo e passistas. O percurso é da Avenida Guararapes até a sede do bloco.
Com o programa "Galo – Alegria o Ano Inteiro", o bloco se firma como opção permanente para turistas e foliões da terra vivenciarem a diversidade de manifestações folclóricas de Pernambuco. Os eventos do Galo da Madrugada garantem aos turistas a oportunidade de conhecerem o frevo não apenas durante o período de Momo", pontua o presidente Rômulo Meneses. Nas festas, também é possível provar os quitutes regionais do restaurante Varanda do Galo.
Em 2012, o bloco vai celebrar o centenário de Luiz Gonzaga com o desfile "Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião". O tributo terá direito a boneco gigante do Velho Lua, diretores fantasiados em referência ao compositor, edição especial do trio elétrico dos forrozeiros e muito baião tocado em ritmo de frevo. A junção de dois dos maiores símbolos de Pernambuco no Brasil e no mundo é garantia de um desfile inesquecível para os brincantes. "Teremos o Rei do Baião no reinado de Momo", conclui o presidente Rômulo Meneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário