sábado, 18 de fevereiro de 2012

[Leia] Galo homenageia Luiz Gonzaga em 35° desfile.




Em 2012, o maior bloco da Terra promete realizar um desfile para entrar na história do carnaval pernambucano. Para o seu 35º desfile, o Galo da Madrugada veste chapéu de couro e gibão e junta frevo e baião para homenagear o ilustre pernambucano que, com sua sanfona branca e seu talento inigualável, levou a música e a história do homem nordestino aos quatro cantos do Brasil e, porque não dizer, do mundo! O tema é "Galo, Frevo e Folião: Homenagem ao Rei do Baião" e a celebração, lógico, é ao centenário do eterno Luiz Gonzaga.

A música e os elementos visuais que se tornaram a marca do “Velho Lua”, como também era conhecido, estarão presentes em todo o desfile do Galo da Madrugada, que sai às ruas no dia 18 de fevereiro, a parir das 9h. Desde os quatro carros alegóricos até um boneco gigante de Luiz Gonzaga, confeccionado pelo artista plástico Sílvio Botelho, irão celebrar os 100 anos do artista pernambucano.

“É um reconhecimento mais do que justo, a esse conterrâneo que, assim como o próprio Galo faz até hoje, lutou pela valorização da cultura de sua terra, através do xote, xaxado e baião. Embora ritmos diferentes do frevo, ambos constituem valores muito fortes da nossa tradição; e Gonzaga, além de nordestino, é pernambucano, o que o torna ainda mais próximos de nós”, afirmou o presidente do Galo, Rômulo Meneses.


VEJA VÍDEO: GALO APRESENTA SEU TEMA PARA 2012



O desfile 2012 do Galo homenageia, ainda, os 80 anos de desfile do boneco gigante mais famoso de Olinda, O Homem da Meia-Noite, que sai às ruas, pela primeira vez, junto com o maior bloco do mundo. “Vai ser um momento histórico e bastante especial, afinal de contas é o clube mais popular do mundo, que consegue agregar uma multidão, junto com o clube mais tradicional do mundo, que tem toda uma história misticismo, encanto e magia”, afirma o presidente da agremiação olindense, Luiz Adolpho.


VEJA VÍDEO: GALO TAMBÉM IRÁ HOMENAGEAR O HOMEM DA MEIA-NOITE NO DESFILE 2012



A homenagem a Gonzagão conta ainda com uma música tema - "Galo, Frevo e Folião, da dupla Nuca e Eriberto Sarmento e interpretada por Josildo Sá-, escolhida entre doze concorrentes do concurso que o Galo promoveu no início do ano. Todas as canções fazem parte do CD à venda na sede do bloco. Além de Josildo, outros cantores de forró do Estado marcam presença no desfile do Galo este ano.


VEJA VÍDEO: "GALO, FREVO E FOLIÃO" É MÚSICA TEMA 2012 DO MAIOR BLOCO DO MUNDO



Figuras já marcantes do Galo da Madrugada, como Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Spok Frevo Orquestra, Gerlane Lops, Gustavo Travassos, Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Ed Carlos e Banda Som da Terra também participam da homenagem ao Rei do Baião, ao lado, ainda, de artistas nacionais como Dominguinhos, Elba Ramalho, Luiza Possi, Jorge Vercilo, Guilherme Arantes, entre outros.

Grandes sucessos do Rei do Baião, como “Pagode Russo”, “Xote das Meninas”, “Riacho do Navio”, "Respeita Januário", entre outros, também entram no repertório dos 25 trios elétricos que irão compor o desfile de 2012. O percurso é o mesmo do ano passado, tendo a Avenida Dantas Barreto como corredor principal.

"O convite que eu faço é que, no ano do centenário de Luiz Gonzaga, consigamos atingir o marco histórico dos dois milhões de foliões nas ruas do Recife, no desfile do Galo em 2012. Essa será a contribuição do folião para a homenagem ao Rei do Baião", convida o presidente do Galo.

Então, está combinado: Galo, frevo e folião se unem, no dia 18 de fevereiro, para celebrar Luiz Gonzaga e o maior espetáculo da Terra - dois grandes orgulhos da cultura pernambucana. Vem, pessoal!

Fonte:galo da madruga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário