domingo, 5 de fevereiro de 2012

[Leia] Muito frevo e forró no Galo da Madrugada em homenagem a Luiz Gonzaga


O Galo da Madrugada de 2012 homenageará Luiz Gonzaga pelos 100 anos do seu nascimento. Três dos quatro carros alegóricos foram feitos em homenagem a ele, também conhecido como rei do baião. Segundo o cenógrafo Ary Nóbrega, os elementos que ilustram os carros saíram de suas músicas mais conhecidas.
O carro abre-alas levará o grande galo, com cerca de três metros de altura, com um chapéu de cangaceiro na cabeça. Outro veículo homenageará Gonzaga com sua foto e uma reprodução de sua sanfona. Ainda haverá em um terceiro uma grande Asa Branca, que teve as asas feitas para balançar com o seu movimento. No quarto, um bonde lembrará dos Carnavais de antigamente.
O percurso do desfile dos vários carros, trios, grupos organizados e bonecos-gigantes de 4,5 km ficou conhecido como Galo da Madrugada porque, em 1978, quando saiu pela primeira vez, deixou a sede no bairro central de São José antes das 6h, ou seja, ainda na madrugada. Ao longo dos anos, os horários e o trajeto foram sendo revistos e houve notório aumento no número de foliões.
Uma das maiores marcas de Recife, o Galo da Madrugada se apresenta como o maior bloco de Carnaval do mundo e utiliza como prova a avaliação feita pelo Guinness Book dos recordes mundiais para atestar o feito. A estimativa de público e comerciantes no desfile e no entorno se tornou uma conta arriscada de se fazer, até mesmo pelos profissionais de segurança pública. Ninguém quer diminuir o tamanho do bloco.
Nesta quinta-feira (2), a Quinta do Galo vai eleger a nova musa da agremiação. Dez jovens disputam o prêmio de R$ 1 mil e a permissão para usar a faixa com o título até o Carnaval de 2013. No ano passado, Wanessa Mattos foi escolhida pela diretoria. Em 2012, porém, a eleição será feita por júri de jornalistas e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário