segunda-feira, 5 de março de 2012

[Leia] Após circular no Sertão, exposição 'Lua Gonzaga' volta ao Recife


Luiz Gonzaga (Foto: Reprodução/Acervo Memorial Luiz Gonzaga)Mostra comemora centenário de Luiz Gonzaga
(Foto: Reprodução/Acervo Memorial Luiz Gonzaga)
Depois de um circuito pelo Sertão pernambucano, durante o segundo semestre de 2011, a exposição "Lua Gonzaga" retorna ao Recife. Organizada pelo Memorial Luiz Gonzaga, a mostra será inaugurada na próxima segunda-feira (5), às 8h30, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, no bairro da Madalena.

A exposição traz textos e imagens sobre a vida e a trajetória do Rei do Baião e faz parte da comemoração pelo centenário do artista, realizada pela Prefeitura do Recife. Ela ficará em cartaz durante todo o mês de março. A entrada é gratuita.

Representante da música popular nordestina, Luiz Gonzaga introduziu no cenário nacional os ritmos genuínos, como toadas, xotes, xamegos, baiões, xaxados, marchinhas e emboladas. Ajudou também a moldar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeon das valsas e tangos, a partir da década de 40 do século XX, uma nova musicalidade. Gonzagão, como era carinhosamente chamado, completaria cem anos de idade no dia 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário