Depois de um circuito pelo Sertão pernambucano, durante o segundo semestre de 2011, a exposição "Lua Gonzaga" retorna ao Recife. Organizada pelo Memorial Luiz Gonzaga, a mostra será inaugurada na próxima segunda-feira (5), às 8h30, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, no bairro da Madalena.
A exposição traz textos e imagens sobre a vida e a trajetória do Rei do Baião e faz parte da comemoração pelo centenário do artista, realizada pela Prefeitura do Recife. Ela ficará em cartaz durante todo o mês de março. A entrada é gratuita.
Representante da música popular nordestina, Luiz Gonzaga introduziu no cenário nacional os ritmos genuínos, como toadas, xotes, xamegos, baiões, xaxados, marchinhas e emboladas. Ajudou também a moldar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeon das valsas e tangos, a partir da década de 40 do século XX, uma nova musicalidade. Gonzagão, como era carinhosamente chamado, completaria cem anos de idade no dia 13 de dezembro.
Mostra comemora centenário de Luiz Gonzaga
Nenhum comentário:
Postar um comentário