sexta-feira, 16 de março de 2012

[Leia] Luiz Gonzaga, O Músico Nordestino o nosso Rei do Baião


Este ano comemora-se o centenário de nascimento de um dos maiores gênios que o Brasil já produziu, um representante autêntico da cultura nordestina. Luiz Gonzaga do Nascimento foi pioneiro ao propagar as raízes do sertão por todo o país.
Uma das mais completas figuras da música popular brasileira, Gonzagão, como ficou conhecido, cantou a alegrias das festas juninas e dos forrós pé-de-serra. Numa época em que o sertão era desconhecido e desvalorizado pelo restante do Brasil, Luiz Gonzaga denunciou em suas letras de xote e xaxado, a pobreza e as injustiças sofridas por seu povo.
O “Rei do Baião” era um instrumentista auto didata, sofisticado inventor de melodias e harmonias e compositor de uma das mais belas canções que retratam a vida no nordeste do Brasil, “Asa Branca (1947)”, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Sua carreira musical deslanchou no sudeste do país, porém Luiz nunca esqueceu da raiz nordestina e das vezes que ao lado de seu pai tocou nas feiras do sertão pernambucano. Januário, seu pai, foi quem lhe ensinou a tocar acordeão, instrumento que além de consertar também tocava em pequenas apresentações.
Um típico vaqueiro nordestino, vestido deste modo, Luiz Gonzaga começou a se apresentar no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O figurino original lhe consagrou como “Rei do Baião”.
O ano de 2012 foi definido como “Ano Luiz Gonzaga – 100 anos de nascimento do Rei do Baião”. Muitas homenagens estão sendo feitas por todo o país. Luiz Gonzaga foi tema este ano da escola de samba “Unidos da Tijuca”, no Rio de Janeiro e também do “Artes de Março” na capital piauiense.
João Cláudio Moreno, artista do Piauí, homenageará Luiz Gonzaga em uma apresentação no “Artes de Março”, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Que o Rei do Baião seja eterno e exemplo para a valorização dos artistas da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário