terça-feira, 20 de março de 2012

[Leia] Prefeitura entrega reforma da Feira de São Cristóvão



alt
Para preservar a cultura nordestina na cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura investiu R$ 11,6 milhões na reforma do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Pavilhão de São Cristóvão.
A cerimônia de entrega da reforma foi realizada no último domingo, 
 dia 18, com apresentação de literatura de cordel e bumba meu boi, além de degustação de comidas típicas da região Nordeste do Brasil.

O prefeito Eduardo Paes, que esteve na inauguração do novo Pavilhão de São Cristóvão, ao lado do secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, entre outras autoridades, falou que o Rio é uma cidade feita de pessoas de todo o país. 
 

- Esse é um espaço que mostra um pouco da diversidade do Rio. Nossa cidade acolhe todo mundo muito bem, ela é feita de cariocas de todos os lugares do Brasil e, especialmente, dessa gente do Nordeste. E a Feira de São Cristóvão é a capital do Nordeste no Rio, onde os nordestinos se encontram. Ela estava muito degradada e é bom podermos devolver esse espaço com qualidade para que as pessoas possam usufruir dele plenamente.
 
A fachada do Centro de Tradições ganhou um grande painel com lonas que remetem às rendas nordestinas. Na entrada do pavilhão, o público encontra marquises com elementos cênicos, com jangadas, instrumentos típicos e retirantes. A nova ambientação da feira resgata a cultura popular nordestina com frevo, renda, literatura de cordel, boi e o chapéu de boiadeiro. Também foram instalados mastros com as bandeiras dos estados nordestinos, do município e do estado do Rio e do Brasil. Toda a estrutura dos palcos Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro foram recuperadas e receberam coberturas em lona que lembram chapéus nordestinos, nova iluminação cênica, pintura e bandeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário