domingo, 11 de março de 2012

[Leia] Muita festa pelo 100 anos de Luiz Gonzaga na Paraíba.

Se estivesse vivo, o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, iria completar 100 anos no dia 13 de dezembro deste ano. Gonzagão foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira e reconhecendo a grandiosidade de seu legado a Universidade Estadual da Paraíba instituiu 2012 como o “Ano Luiz Gonzaga na UEPB”, iniciativa aprovada em Resolução Declaratória pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição, no dia 16 de fevereiro deste ano.



Festa para o Rei do Baião
Cláudio Lucena e Rangel Jr ensaiam músicas do Rei do Baião

Na noite da última sexta-feira (9), um ensaio que contou com participação do cantor e pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Range Junior; do músico e diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Cláudio Lucena; e do fundador do Museu Luiz Gonzaga, Zé Nobre marcou o início das atividades comemorativas previstas para todo o ano, pelo centenário de Luiz Gonzaga.


Alguns clássicos de Gonzagão foram tocados e cantados por Cláudio Lucena e Rangel Junior, para deleite dos que prestigiaram o momento. “A vida do viajante”, “Não vendo nem troco” e “Tropeiros da Borborema” foram algumas das canções apresentadas. Ao tocar e cantar “Tropeiros da Borborema”, inclusive, a dupla de professores artistas prestou uma homenagem a Luiz Gonzaga, a Campina Grande e a Raimundo Asfora.

Diversas outras atividades serão desenvolvidas ao longo do ano em comemoração ao centenário do Rei do Baião. Um calendário de eventos está sendo organizado pela Universidade Estadual, juntamente com o Museu Luiz Gonzaga, contendo todo o cronograma de atividades. Para Rangel Junior, o Ano Luiz Gonzaga na UEPB se traduzirá em atividades de extensão, cultura, ciência e editorial a serem definidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “A princípio todas as atividades culturais deste ano, na Instituição, farão referência ao centenário do Rei do Baião”, destacou.
Fonte: vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário