quinta-feira, 19 de abril de 2012

[Leia] Filme de Luiz Gonzaga terá cenas com merchandising da Gillete


Quando o longa-metragem Luiz Gonzaga, de Pai para Filho, que o diretor Breno Silveira grava em Minas Gerais, chegar aos cinemas, os brasileiros assistirão à seguinte cena: ainda jovem, o futuro Rei do Baião se apresentará no programa de televisão de Ari Barroso. Antes de sair de casa, no entanto, tomará um banho e fará a barba com uma lâmina da Gillete que - não por coincidência - também será a marca patrocinadora do famoso programa. É esse um dos primeiros frutos do trabalho que o publicitário Nizan Guanaes e sua agência, a Africa Rio, vêm fazendo nos últimos tempos. A ideia é levar ao cinema nacional todo o merchandising que já dá dinheiro à televisão.
"Nos Estados Unidos, esse tipo de verba já representa 50% do orçamento de um filme. E, emNáufrago, por exemplo, ninguém reclamou do senhor Wilson (merchandising da marca esportiva) ser amigo do Tom Hanks. Nossa ideia é que os produtos apareçam assim, absolutamente inseridos no roteiro", diz o publicitário PC Bernardes.
Para a Africa Rio, o merchandising deve ser visto como uma terceira (e inovadora) via de financiamento para o cinema e o teatro. Ele se somará às leis de incentivo e ao mecenato, já praticados.
"Além do filme sobre Gonzaga, trabalhamos com De pernas para o ar 2Muita calma nessa hora 2 e Minha mãe é uma peça", conta Bernardes. "E estamos analisando outros 16 roteiros de filmes e de uma peça. Nesses casos, o merchandising já representa entre 15% e 20% do orçamento do filme."

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