domingo, 29 de abril de 2012

[Leia] LUIZ GONZAGA, DE PAI PARA FILHO – o centenário do Rei do Baião no Blog Sertão9


Para comemorar os 100 do nascimento de Luiz Gonzaga o diretor Breno Silveira (2 Filhos de Francisco) levará para as telonas um filme sobre a relação difícil entre o Rei do Baião e seu filho Gonzaguinha.

Luiz Gonzaga é, sem dúvida, a maior referência de musicalidade e cultura popular nordestina. Nascido na fazenda da Caiçara, em Exu, na divisa entre Pernambuco e Ceará, aprendeu a tocar sanfona desde muito pequeno observando o pai consertar instrumentos e tocar nas festas da região. E desde muito jovem começou sua carreira na música acompanhando Januário nos forrós e assumindo a cantoria quando o velho se cansava de tocar noite adentro. Saiu de casa ainda adolescente, entrou no exército no Crato, fez revoluções sem dar nem um tiro, passou por Minas Gerais e desembarcou no Rio de Janeiro onde se apresentava tocando modas estrangeiras nos bairros boêmios. Encontrou o sucesso no rádio quando vestiu a cultura nordestina. E a música brasileira nunca mais foi a mesma.
Em 1945, ano em que Luiz gravou sua primeira música – Dança Mariquinha – a cantora Odaléia Guedes dos Santos, com quem ele tinha um caso, ficou grávida de outro namorado. Ela foi expulsa de casa e ele assumiu o filho, lhe dando seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha. A relação dos dois é conhecida por não ter sido a melhor do mundo e é exatamente essa relação que serve de base para o filme de Silveira.
Três atores se revezam no papel de Luiz Gonzaga – Land Vieira, Nivaldo de Carvalho e Adelio Lima – que retratam o músico da década de 20 à década de 80. Três atores também personificam Gonzaguinha, que morreu aos 45 anos em 1991, Luiz Gonzaga morreu em 1989. As filmagens começaram em dezembro e o filme está previsto para estrear em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário