domingo, 24 de junho de 2012

Dia do Bacamarteiro é comemorado em Caruaru, PE, com muitos tiros


Esse domingo (24) é Dia de São João, mas também é o Dia do Bacamarteiro. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a data é comemorada com encontro entre os grupos, apresentações e, como não podia deixar de ser, tiros de bacamarte. Neste ano, a Associação de Bacarteiros de Caruaru fez um bacamarte gigante, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
Bacamarteiros se encontram em Caruaru todos os anos, no dia 24 de junho (Foto: Katherine Coutinho/G1)Bacamarteiros se encontram em Caruaru todos os anos, no dia 24 de junho. Blog Sertão9
Por volta das 10h30 começam as salvas de tiros. Batalhões se apresentam, dançando, e seguem para sua rodada de tiros. Embora as mulheres agora participem dos grupos, poucas atiram de verdade, como Roseli Tavares da Silva, que já atira há quase 30 anos. "Eu não era noiva ainda e o Daniel [Lima, marido dela] perguntou se eu queria dar um tiro. Eu achei que ele ía segurar comigo, mas deixou na minha mão. Desde então, não parei mais", lembra Roseli.
Roseli Tavares da Silva já atira há quase 30 anos (Foto: Katherine Coutinho/G1)Roseli Tavares da Silva já atira há quase 30 anos.Blog Sertão9
Ao todo, 28 batalhões participam da festa, vindos da zona rural de Caruaru e de cidades como Vertentes, São Caetano, entre outras da região. "Esse é o dia da nossa festa, se não tiver esse encontro dia 24, parece que não passou o São João", conta o diretor da Associação de Bacamarteiros de Vertentes, Raimundo Cabral.
Os grupos teriam se originado de soldados vitoriosos em batalhas de gerações anteriores, principalmente na Guerra do Paraguai, entre os anos de 1864 e 1870. O grupo de Vertentes, por sinal, se veste sempre com elementos que relembram os cangaceiros e os soldados da guerra. "É preciso lembrar nossas origens", explica Raimundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário