terça-feira, 12 de junho de 2012

Em Olinda, santos do ciclo junino são representados em exposição.(Exclusivo no Blog Sertão9)


Apesar de parecer azulejo, pinturas foram feitas em papel machê. (Foto: Divulgação / Secult PE)Apesar de parecer azulejo, pinturas foram feitas em
papel machê. (Foto: Divulgação / Secult PE)
Quem olha, acredita que a pintura foi feita sobre azulejo - e a intenção do artista plástico Biam Dhifá é essa mesma. Mas os trabalhos que compõem a mostra "Santos do Ciclo Junino" foram todos feitos em papel machê sobre madeira de demolição, reflexo da preocupação ambiental do artista. A exposição fica aberta ao público desta terça-feira (12) até o dia 29 de julho, no Museu Regional de Olinda.


As obras foram feitas a pedido do Museu, em uma releitura da azulejaria das igrejas barrocas encontradas em Pernambuco, mas também em Minas Gerais e na Bahia. Com isso, anjos e santos têm as suas faces geometricamente desenhadas, sobretudo olhos e narizes. “A pesquisa, os santos juninos em si, entendê-los, o significado de cada um, foi o mais fascinante desse trabalho”, acredita Difhá.

A técnica usada é uma das coisas que costuma ser chamar a atenção de quem vê. “É um trabalho ‘limpo’, consciente. Na verdade, o papel que a gente usa é resgatado. É uma placa que lembra o azulejo”, explica o artista, que ressalta a importância do trabalho em equipe com a artista plástica Ana Albuquerque. “Eu não trabalho sozinho, nós pesquisamos juntos. A técnica que uso, em si, é um trabalho diário, faz parte da história da gente, pintando anjos em igrejas”, diz Dhifá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário