quinta-feira, 14 de junho de 2012

Exposição Vida e Obra de Luiz Gonzaga vai à Estância,SE


(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 14/6, a partir das 19 horas, a população de Estância, região Sul do estado, vai poder conferir de perto os 23 banners da exposição Vida e Obra de Luiz Gonzaga, comemorativa ao centenário do Rei do Baião, iniciativa do mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT) e que está exposto desde o dia 23 de maio, com boa visitação, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

A exposição deixará o museu para ganhar um espaço de visitação no Fórum Ministro Heitor de Souza, no centro de Estância, retornando em seguida para o seu lugar original. Paralelo à exposição acontece, no mesmo fórum, palestra sobre o sanfoneiro de Exu com o pesquisador e professor do Colégio de Aplicação da UFS, José Augusto de Almeida, profundo conhecedor da vida e da obra de Gonzagão. Debaterá com o professor Augusto o também professor e pesquisador da vida de Luiz Gonzaga, Acrísio Gonçalves, um outro apaixonado pela música e pela obra majestosa do sanfoneiro.

Responsável pela organização do evento, a professora Ivônia Aparecida Ferreira lembra que é a segunda vez que os dois professores discutirão Luiz Gonzaga em Estância. Mas desta vez, o momento é muito mais especial e enriquecido pela exposição que conta a vida e a obra de Gonzagão.

“Unir uma exposição ao debate sobre as contribuições do Rei do Baião para a nossa cultura, e no seu centenário, é uma iniciativa das mais importantes aqui para Estância. Esperamos uma grande participação dos estancianos neste evento, porque a população tem clamado pelo resgate das nossas manifestações culturais, e o forró e os festejos juninos, tão presentes em Gonzagão, são as nossas maiores identidades culturais, e isso vem se perdendo nos último oito anos”, explica a professora.

Segundo ela, a administração municipal tem negligenciado a cultura estanciana e trocado as autênticas manifestações locais, conhecidas até nacionalmente, como os barcos de fogo e as guerras de espadas, por manifestações de fora, até mesmo trocando o forró por apresentações de trios elétricos com música baiana e o chamado forró eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário