sexta-feira, 22 de junho de 2012

Luiz Gonzaga recebe homenagens no NE no centenário do Rei do Baião


O domingo (24) vai ser quente no Nordeste, no Dia de São João. As festas mais populares do Nordeste, em Campina Grande, na Paraíba, e em Caruaru,Pernambuco, têm o mesmo homenageado.
Uma multidão se reúne quase todas as noites no Parque de Eventos Luiz Gonzaga, em Pernambuco. O Rei do Baião recebe homenagens de todos os artistas que se apresentam no local.
Os casais não resistem. O remelexo e o arrasta pé tomam conta deste e dos outros quatro polos do São João de Caruaru. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas são esperadas até o fim da festa, no dia 30 de junho. Um São João cheio de novidades.

A vila mostrada em vídeo reproduz um pouco do cotidiano do interior nordestino e ganhou este ano uma exposição muito diferente, montada em contêineres e batizada de Baixio dos Doidos. É o nome do povoado onde nasceu Luiz Gonzaga, no município de Exu. “Baixio dos Doidos” por sanfona.
Se Pernambuco tem o orgulho de ser o berço de Luiz Gonzaga, a Paraíba tem o de ser um dos estados mais homenageados durante os mais de 50 anos de carreira.
No centenário do Rei do Baião, os paraibanos retribuem o legado. Campina Grande, que neste mês atrai mais de dois milhões de pessoas para dançar forró, declarou amor a Gonzaga. E com as sanfonas no peito, os discípulos reverenciam o pernambucano, por todos os cantos.
“Esse ano a gente ampliou o repertório. A gente aumentou 10, 20 músicas, porque é o centenário dele e porque o povo pede muito”, conta o sanfoneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário