sexta-feira, 1 de junho de 2012

São João nordestino: conheça as várias festas da região


Calypso, Elba Ramalho e Zé Ramalho são alguns artistas que farão vários shows durante o mês. Foto: Divulgação/Agnews/Terra
Calypso, Elba Ramalho e Zé Ramalho são alguns artistas que farão vários shows durante o mês



Com a chegada do mês de junho diversas cidades no Brasil se preparam para realizar suas tradicionais festas juninas. No Nordeste do País, as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) se destacam pelas mais célebres e aguardadas comemorações da região, atraindo milhares de turistas todos os anos. Outras cidades, no entanto, também contam com festas que se estendem por todo o mês, regadas a muita música, brincadeiras e comidas típicas de ótima qualidade. Confira algumas delas:
Salvador 

Internacionalmente famosa por seu Carnaval, a capital baiana também possui uma festa junina digna de destaque. A cidade costuma ser invadida por turistas brasileiros e estrangeiros. Com o Centro Histórico tomado pelo clima junino, é difícil resistir ao bolo de fubá, à canjica, milho verde, entre outras comidas vendidas nas barracas. Para facilitar, tradicionalmente um ônibus que parte de diversos hotéis leva os turistas gratuitamente até as comemorações no Pelourinho.

Aracaju 

Todos os anos, a capital sergipana recebe o Forró Caju, verdadeiro carro chefe das comemorações da festa junina do estado. Com uma extensa agenda de shows em todos os dias do mês, o evento trará artistas como Banda Calypso, Alceu Valença, Dominguinhos, Zé Ramalho, Fagner e Calcinha Preta. O tema da festa é a comemoração dos 100 anos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Mossoró 

Com cerca de 100 atrações musicais, Mossoró promete agitar o circuito junino do Nordeste. A 16ª edição do evento, batizado de Mossoró Cidade Junina, tem início em 9 de junho e vai até o dia 30 do mesmo mês. Com foco nas apresentações musicais, a festa terá como destaque a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano.

São Luís 

Diferente das outras festas juninas espalhadas pelo Nordeste, o São João de São Luís tem como música de fundo o Bumba Meu Boi. Repleta de brincadeiras e de comidas típicas nas barracas, a festa em 2012 é vista como bastante especial, pois irá comemorar os 400 anos da capital maranhense.

Petrolina 

Com 15 dias programados de festa, Petrolina irá homenagear Luiz Gonzaga nos festejos juninos. As atrações musicais ficarão por conta de Dominguinhos, Paula Fernandes e de grandes nomes do sertanejo universitário, como Gusttavo Lima e as duplas César Menotti e Fabiano, Jorge e Mateus e Victor e Léo. A programação musical tem início no dia 16 de junho e se encerra no dia 30. Os eventos ocorrem em uma área de 220 mil metros quadrados, recém-inaugurada para receber grandes públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário