quarta-feira, 11 de julho de 2012

Crato-CE: Expocrato faz homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga


Crato A inspiração na trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga em cantar a cultura e a natureza do Cariri inspirou a criatividade para homenagear o Rei do Baião durante a Expocrato. São diversas formas de manifestação em comemoração ao centenário do artista. No stand da Universidade Regional do Cariri (Urca), é realizada exposição que traça a sua relação com as áreas do Geopark Araripe, com a mostra “(en)cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga”. A exposição deverá continuar para as escolas do Município. No mesmo espaço funciona o Centro de Interpretação do Geopark.

Estão passando por dia pelo local em média 5 mil pessoas. O espaço abre às 10 horas. Os admiradores das músicas do Rei do Baião podem contemplar o seu trabalho de forma interativa na exposição. No painel onde podem ser vistas paisagens da região, como a cachoeira de Missão Velha, a música relacionada como inspiração leva o ouvinte a acompanhar a letra e a imagem ao mesmo tempo. As lembranças estão por toda parte, desde o gibão de couro, até um quadro do Museu Asa Branca, exposto no local.
As 500 músicas gravadas por Luiz Gonzaga estão escritas na linha que traça a trajetória da exposição. No meio do caminho, o encontro com os artesãos do barro, do couro e madeira da região. Os filmes expõem a confecção do artesanato produzido na região. E para quem não teve a oportunidade de acompanhar a Escola Unidos da Tijuca, este ano, na Marquês de Sapucaí, pode admirar fantasias que estão expostas, do desfile que homenageou os 100 anos do Rei do Baião. Segundo uma das curadoras da exposição, a historiadora Sandra Nancy, a pretensão da mostra foi mostrar essa interface do artista, por meio da sua forte relação com o Cariri. Conforme a curadora, a exposição foi concebida com múltiplas linguagens da arte, o que evidencia a relação existente entre a cultura e a natureza, no contexto do Geopark Araripe, figurada na produção do cantor pernambucano.
A exposição no Crato é um dos eventos marcados na voz do Rei do Baião, como a música, além da própria canção “Eu vou pro Crato”, que evoca a cidade de forma doce. “… cratinho de açúcar, tijolo de buriti”. Além da fé, centrada no Padre Cícero, e a festa de Santo Antônio, de Barbalha, são destacadas na musicalidade do artista, que segundo Sandra Nancy, são trabalhadas dentro da exposição de forma a contemplar a música de Luiz Gonzaga e a cultura da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário