sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CD – Zé Ramalho – Canta Jackson do Pandeiro com muito forró e baião


“Se Luiz Gonzaga foi o Rei do Baião, Jackson do Pandeiro foi o rei do suingue na música nordestina. Um dos pilares musicais da Nação Nordestina. O paraibano Zé Ramalho, conterrâneo de Jackson, sabe muito bem disso. Por isso está exultante com o disco: ‘Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro’.
Trata-se de uma coletânea incrementada com seis gravações inéditas. Quatro – ‘Quadro Negro’, ‘Cabeça Feita’, ‘Lamento Cego’ e ‘Lá Vai a Boiada’ – foram feitas especialmente para a compilação. Duas, ‘Forró de Surubim’ e ‘Forró na Gafieira’, são antigas, mas nunca tinham sido lançadas em disco. Completam as 12 faixas, fonogramas pré-existentes no repertório de outros discos do cantor. No novo álbum, estão músicas antológicas de Jackson, como ‘O Canto da Ema’, ‘Chiclete com Banana’, ‘Um a Um’ ‘Lamento Cego’, ‘Forró de Surubim’ e ‘Casaca de Couro’.
O sanfoneiro Sivuca dá sua contribuição em ‘Canto da Ema’, em gravação feita originalmente em 1994. Dominguinhos também colabora em ‘Forró de Surubim’, gravada em 2005 e inédita até agora. Zé Ramalho divide os vocais com o sanfoneiro Waldonys no clássico ‘Chiclete com Banana’. As duas primeiras músicas do disco, “Lamento Cego” e “Ele Disse” são mais contidas musicalmente, mas toda a animação que deu à Jackson o título de ‘Rei do Ritmo’ começa a aflorar em ‘Forró de Surubim’, chegando ao ápice na já citada ‘Canto da Ema’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário