quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fã-clube de Quixeramobim preserva legado deixado pelo "Rei do Baião" o Gonzagão


luiz_gonzaga
Luiz Gonzaga do Nascimento, esse é o nome do "Rei do Baião". Ele nasceu no dia 13 de dezembro de 1912.
Preservar uma tradição genuinamente nordestina e, ao mesmo tempo, contemplar os acordes do maior sanfoneiro de todos os tempos. Com essa filosofia, o fã-clube Viva o Rei resiste aos modismos sonoros da era digital desde 2004, quando foi fundado, em Quixeramobim, para seus sócios no coração geográfico e cultural do Sertão Central do Ceará.

Hoje, segundo um de seus fundadores, Fernando Ivo de Sousa, além de referência da preservação da arte de Luiz Gonzaga, a associação de admiradores estimula a valorização da arte popular nordestina. São cerca de 30 membros, sempre encontrando alguma forma de divulgar a herança deixada pelo "Rei do Baião". Segundo Fernando Ivo, o rádio continua sendo o principal parceiro na divulgação da história de Luiz Gonzaga.

Às quartas-feiras, ele participa ao vivo do programa Crepúsculo Sertanejo, transmitido de segunda à sexta-feira, das 16 às 18 horas, pela Difusora Cristal. No último dia da semana, o sanfoneiro Luiz Gonzaga dos Santos, o Nonô, apresentador do programa, recebe os amigos do Viva o Rei para uma roda de sanfona. O encontro acaba se transformando em mais uma festa em homenagem ao "Mestre Lua", como o ídolo também é conhecido.

Memória

Na opinião da sócia, ex-secretária de Cultura de Quixeramobim, Terezinha Oliveira, os sanfoneiros da terra cultuam a memória do "Rei do Baião" sempre que pegam suas "brancas" e "pretas" - referência às teclas da sanfona - vão logo dedilhando um dos clássicos do repertório de Luiz Gonzaga.

Na opinião dela, essa manifestação é raiz, é sentimento de identificação com a terra nordeste, é cultura. Como não podiam esquecer a ação de Fenelon Câmara na comunicação do Sertão Central, seus filhos mantêm uma programação identificada com os verdadeiros valores positivos no cenário cultural. A animação desse regionalismo fica por conta do incansável Fernando Ivo, destaca Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário