segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Banda Calypso: História de Joelma e Chimbinha vai virar filme



Márcio Nunes/Divulgação
Chimbinha e Joelma representam a música popular do Norte que, mesmo considerada brega pela crítica, recebe elogios dos colegas dos Paralamas do Sucesso,Blog Sertão9
Joelma Mendes e Cledivan Almeida Farias terão sua vida levada para o cinema. Ambos nasceram no Pará, em 1974. Ela em Almerim, ele em Oieiras. Os dois são ninguém menos que a (poderosa) dupla Joelma e Chimbinha, a alma (brega) da banda Calypso, que começou a carreira no Norte e Nordeste, em 1999, e se tornou conhecida no resto do país nos anos 2000. Só para se ter uma ideia, o DVD de 10 anos de carreira do grupo vendeu  70 mil exemplares e a dupla soma mais 10 milhões de discos vendidos. Já fizeram incursões pelos Estados Unidos, Europa e Angola e hoje são até considerados cult.
A banda tocou ao lado do Paralamas do Sucesso. É elogiada por músicos como Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana), Bi Ribeiro e João Barone (ambos Paralamas do Sucesso). Recentemente, regravou o sucesso de Leandro e Leonardo Entre tapas e beijos para a série da Rede Globo, e foi fotografada, em grande estilo, com as protagonistas Fernanda Torres e Andréa Beltrão. E a guitarra de Chimbinha é incensada por ninguém menos que antropólogo Hermano Vianna (leia texto no www.overmundo.com.br).
O guitarrista paraense chamou a atenção de Vianna em 1997, quando ele fazia pesquisas para o projeto Músicas do Brasil, no qual inclui texto em que afirma, entre outras coisas, ter se encantado, no brega paraense “com a sonoridade característica da guitarra”. Em todas as músicas, ele percebeu “um dedilhado barroco, cheio de floreios, mas muito claro e seguro.” Vianna anotou os nomes de alguns dos artistas para procurar os CDs. E se surpreendeu quando descobriu, em todos, o crédito para o mesmo guitarrista: Chimbinha.
O diretor Caco Pereira de Souza (de 400 contra 1) só conhecia o Calypso pela mídia e nunca havia parado para prestar a atenção no som deles. Passou um tempo no Recife, quando gravou o show deles para um filme institucional sobre festas juninas. Impressionou-se com a interação dos dois com o público (“de quase 50 mil pessoas”). “Isso não é qualquer coisa, e tem também a qualidade musical de Chimbinha. Ele toca bem para caramba. Descobri depois que é considerado um dos melhores guitarristas brasileiros.” O fato de ter visto o show e tido algumas informações fez com que Caco Pereira se interessasse pela vida da banda. “O mais importante foi que percebi que aquele cara faz aquilo porque gosta, não é um caça-níquel.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário