domingo, 9 de setembro de 2012

Escola de música forma jovens instrumentistas no Centro-Sul do Sertão do Ceará


Iguatu. A Escola de Música Popular Humberto Teixeira é um espaço de aprendizagem, formação por jovens instrumentistas e de troca de experiência entre professores e alunos. Instalada nesta cidade, na região Centro-Sul, há quase três anos, por iniciativa da Secretaria de Cultura do Município, o equipamento público atrai centenas de alunos e sempre há uma lista de espera.


Professor Paulo Cascavel e alunos na sala de aprendizagem de sanfona fotos: Honório Barbosa

Acordes e sons de instrumentos musicais ecoam nas salas e nos corredores da escola, cuja denominação homenageia o compositor iguatuense, Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga e criador do ritmo baião, na década de 1940. O clima é de motivação e alegria entre os 350 alunos matriculados.

A unidade foi construída com recursos do Ministério da Cultura em parceria com o Município e é mantida com verba própria da Prefeitura. A unidade oferece aulas teóricas e práticas de violão, guitarra, bateria, percussão, flauta doce, contrabaixo, sanfona e teclado. Foram contratados oito instrutores.

Inicialmente, os alunos recebem aulas teóricas sobre formação musical, história da música, dos instrumentos e partitura. Em seguida, vêm as aulas práticas. O curso básico tem duração de um ano. O projeto pedagógico oferece formação continuada, com os níveis básico, intermediário e avançado.

As aulas são realizadas regularmente nos turnos da manhã e da tarde, mas, às vezes, são ministradas no período da noite, dependendo da demanda. A maioria dos alunos é criança e adolescente. Uma exigência é que os estudantes menores de 18 anos estejam matriculados e frequentando as aulas com regularidade. Há o acompanhamento da frequência e do desempenho escolar. Para o futuro, há a proposta de transformar a unidade em uma escola de formação técnica de professores de música em nível médio.

A Escola de Música Popular Humberto Teixeira já vem contribuindo para mudar a vida dos alunos, em particular das crianças e adolescentes. "Meu filho está com mais vontade de estudar, fazendo os exercícios e dedicado à música", disse a comerciaria Lúcia Moreira. "Ele participa das aulas com muita vontade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário