quarta-feira, 5 de setembro de 2012

No Recife,cine São Luiz festeja 60 anos com programação especial de filmes


Interior do cinema proporciona uma experiência diferente ao público (Foto: Victor Jucá)Interior do cinema proporciona uma experiência diferente ao público.Blog Sertão9
 experiência de ver um filme no cinema é bem diferente de assisti-lo no sofá de casa ou na tela do computador, assistir à mesma obra em um cinema como o São Luiz, no Recife, pode trazer uma vivência ainda mais prazerosa. Inaugurada no dia 6 de setembro de 1952 pelo grupo Severiano Ribeiro, a sala que fica às margens do Rio Capibaribe comemora 60 anos nesta quinta-feira (6), e é considerada um monumento histórico desde 2008, quando foi tombada pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Com seus vitrais luminosos, sua cortina de veludo, os detalhes que vão do teto ao chão e o painel de Lula Cardoso Ayres na entrada, o São Luiz é hoje a maior referência de cinema de rua em uma cidade que, no início do século XX, já teve centenas de cinemas de bairro.


Com tantos anos de funcionamento, a sala da Rua da Aurora está presente na memória cinéfila de inúmeras pessoas do Recife. Entre elas, o jornalista e pesquisador Alexandre Figueirôa, que lembra que o cinema era conhecido pelos seus lançamentos: “Uma estreia que não esqueço nunca é a do ‘The Wall’, do Pink Floyd, dirigido por Alan Parker. Para mim, cinema de arte era o Coliseu; o São Luiz era o dos grandes filmes, onde passavam os lançamentos mais importantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário