sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Sucesso do Rei do Baião provoca ciúmes na família,segundo "Vida do Viajante - a Saga de Luiz Gonzaga",


Para Dominique, os irmãos e alguns membros da família, muito humilde, não estavam preparados para lidar com a fama de Luiz 



Fama, reconhecimento profissional e dinheiro no bolso. Com a alcunha de Rei do Baião, Luiz Gonzaga havia alcançado o prestígio que tanto almejava quando ainda não passava de um desconhecido tocador de sanfona da boêmia Zona do Mangue, no Rio de Janeiro. Porém, junto com o sucesso, conquistado graças ao seu talento, veio também a inveja e o interesse dos aproveitadores. Segundo a jornalista e pesquisadora francesa Dominique Dreyfus, autora de "Vida do Viajante - a Saga de Luiz Gonzaga", considerada uma das mais completas biografias sobre o Rei do Baião, o sanfoneiro conviveu com o problema até na própria família.

Além da boa vontade e da generosidade, o Velho sempre foi homem de palavra, assim como todo sertanejo que se dá ao respeito. Quando prometia algo para alguém, dava um jeito de cumprir o acordo, mesmo que depois se arrependesse. Fez show em benefício das obras de hospital, doou centenas de sanfonas, comprou casa para os parentes e distribuiu alimentos, entre outras tantas ações. O problema é quando passaram a entender que Luiz Gonzaga teria a obrigação de ajudar. 

Entre os provocadores da ciumeira estavam os irmãos do Rei. Sem citar nomes, Dreyfus revela que o sucesso alcançado por Luiz Gonzaga foi o "pivô" das intrigas. "O Gonzaga tinha tudo pra ser o que ele era e não tinha nenhum outro irmão ou irmã, nem sobrinho, que pudesse chegar ao nível dele. Luiz Gonzaga não podia 'inventar' um sucesso, que aí todo mundo ficava de mal", afirma a pesquisadora.

Mesmo com o esforço empenhado por Luiz em tentar colocar os irmãos na mesma rota de sucesso, sobretudo com a criação do grupo "Os Sete Gonzagas", a verdade era que faltava talento aos demais. "Todos os outros queriam se tornar músicos, assim como Luiz. Mas ele fez o seu caminho sozinho. Você pode ser o rei do mundo, mas não vai conseguir convencer o público que um fulano que você quer promover é bom, se ele não é bom", explica Dominique.

Para a jornalista, os irmãos e alguns membros da família, muito humilde, não estavam preparados para lidar com a fama de Luiz. "Se você pega uma família muito humilde, pobre, muito miserável, de repente tem um que se torna riquíssimo e conhecidíssimo, que é uma pessoa generosa e que pega o dinheiro e ajuda todo mundo, compra casas para o pai e para cada irmão, paga estudos dos sobrinhos e compra sanfonas. Aí, todo mundo nessa humildade, sonha em se tornar como o próprio Gonzaga".

Nenhum comentário:

Postar um comentário