domingo, 21 de outubro de 2012

Atrações em Uberlândia celebram os 100 anos de Luiz Gonzaga,o Rei do Baião


Blog  Sertão9

Luiz Gonzaga (1912-1989) deixou um legado que até hoje é perpetuado não só no Nordeste como em todas as regiões do país
Uberlândia X Exu, no sertão pernambucano, mas o forró tipicamente gonzaguiano, da terra natal do Rei do Baião e de outras regiões do Nordeste, vai transformar a praça Sérgio Pacheco, no Centro da cidade, durante este domingo. Em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989), o evento traz atrações com shows carregados do mais autêntico forró pé-de-serra, além de comidas, decoração e danças típicas nordestinas.
Quem sobe ao palco são as bandas Quarteto Gafieira, Trio Aracati, Forró Q Só, Os 3 do Cerrado, Trio Façuá e Nonato Nunes e Banda. Esta encabeçada pelo cearense de Juazeiro do Norte, que há 18 anos mora em Uberlândia com a missão exclusiva de divulgar a cultura de sua região. “Quando cheguei a Uberlândia, não fui bem recebido, mas hoje as pessoas adoram nossa música. Os nordestinos estão construindo a cidade. Já fiz uma pesquisa em construções civis e 90% da mão de obra veio do Nordeste em busca de uma vida melhor”, disse Nonato Alves.
Nonato Nunes é o nome artístico de Raimundo Nonato Almeida, também presidente da Associação dos Nordestinos em Uberlândia, criada há 20 anos. Um apaixonado pelas suas raízes, que circula pela cidade, dando palestras e falando sobre a vida do sertanejo, tratada também nas letras de Luiz Gonzaga. “Falar do Nordeste, sem falar de Lampião, Maria Bonita, Luiz Gonzaga, Padre Cícero e Frei Damião não é falar do Nordeste. Luiz Gonzaga foi o rei do forró. Antes teve o Januário, pai dele, ainda teve o Sivuca, mas cantar o Nordeste de verdade, só o Luiz Gonzaga conseguiu”, afirmou Nonato.

“Rega bofe”

Registro do início dos anos 50 de Gonzagão em Uberlândia
Para dar sabor à comemoração de hoje, a festança vai ser regada com Pitú, aguardente de cana típica da região nordestina, mas famosa no Brasil e no exterior, acompanhada de buchada de bode, tapioca, carneiro assado, carneiro ao molho, bode assado, sarapatel, baião de dois, escondidinho, frango caipira, dobradinha, caldo de mocotó, de costela, carne de sol e outras iguarias. Este pratos já são tradicionais na Feira dos Artesãos de Uberlândia que acontece todos os domingos, das 8h às 17h, também na praça Sérgio Pacheco. “Estes eventos são bons para a gente matar a saudade e para nossos filhos verem como é o Nordeste, já que tem muito filho de nordestino aqui em Uberlândia que não conhece nossa tradição”, disse Nonato Nunes, presidente da Associação dos Nordestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário