terça-feira, 16 de outubro de 2012

Festival do chopp começa na próxima semana e traz novidades do forró Nordestino

Além de Dominguinhos e encenações de teatro e dança e exposição, Rei do Baião será tema na gastronomia

PIRAÍ
Mais importante festival de cultura e gastronomia da região e um dos maiores do Estado, o Piraí Fest vai homenagear este ano, em sua 11ª edição, o cantor e compositor Luiz Gonzaga, considerado uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira, cujo centenário de nascimento (13 de dezembro) está sendo comemorado em todo país. O Rei do Baião, como ficou conhecido, será lembrado tanto nos eventos culturais como nos gastronômicos do Piraí Fest, que será realizado de 18 a 21 de outubro, comemorando também os 175 anos do município.
Na parte cultural, a figura de Luiz Gonzaga estará presente em vários eventos, entre eles o show de Dominguinhos, considerado o herdeiro de Gonzagão, que se apresentará no dia 19, no Espaço Cultural, na Praça da prefeitura. O Rei do Baião será tema também de peça “O vôo da Asa Branca”, a ser encenada pelos jovens atores do projeto Piraí em Cena, além de ter canções executadas pelos músicos do projeto Piraí, Acordando Sons, musicando cultura, ambos da Secretaria Municipal de Cultura. Os artistas plásticos da região também participarão das homenagens, expondo trabalhos que evocam a carreira e a vida de Luiz Gonzaga.
Na gastronomia, Luiz Gonzaga vai inspirar pratos preparados pelos chefs Joça Pontes, do restaurante Ponte Nova, de Recife, e o belga Frédéric de Maeyer, do restaurante Eça, localizado no subsolo da joalheria H. Stern, no Rio de Janeiro. Eles pilotarão o tradicional Festim, que será realizado no dia 18, na Casa de Visita da Light, em Ribeirão das Lajes, com menu inspirado em Luiz Gonzaga. As reservas para o Festim poderão ser feitas pelo telefone (24) 2431-9978.
Para o Prefeito Arthur Henrique Gonçalves Ferreira (Tutuca), a homenagem a Luiz Gonzaga certamente contribuirá para atrair mais turistas para o Piraí Fest e, com isso, superar o recorde de pessoas que estarão na cidade nos quatro dias de eventos. Em 2011, passaram pelos espaços da festa mais de 100 mil pessoas. “Além da importância cultural e gastronômica, o Piraí Fest está consagrado como um dos mais importantes eventos do calendário turístico do Estado. Atrai todo ano dezenas de milhares de turistas, gera negócios e empregos. E acontece como a marca registrada de Piraí: absoluta tranqüilidade e segurança para quem quer se divertir. Este ano, além dos shows, da culinária e dos eventos culturais, abrimos espaço também para as crianças, o que representará ganho para o festival”, afirmou Tutuca, que abrirá a festa às 18 horas do dia 19, na Praça da Preguiça, com o Vice-governador Luiz Fernando Pezão, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário