sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Rei do Baião e seu filho chegam as telonas do país,na próxima sexta(Dia 26)


Ator Adélio Lima interpreta o músico Luiz Gonzaga aos 70 anos
Ator Adélio Lima interpreta o músico Luiz Gonzaga aos 70 anos
Embalado pelo som animado da sanfona que ecoava fortemente na década de 1920, no sertão pernambucano, o filme "Gonzaga - De pai pra filho" revela os detalhes mais íntimos da trajetória de um mito da música nordestina, que passou quase a vida inteira dividido entre os palcos, que lhe abrigavam e sustentavam, e o amor pelo filho, com quem teve uma relação conturbada e só conseguiu se entender após 30 anos.
Com roteiro de Patricia Andrade, direção e produção de Breno Silveira, o filme que estreia na próxima sexta-feira (26), nas salas do País, é parte das diversas homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, representante dos milhares de brasileiros esquecidos no nordeste do País, e responsável por levar seu Baião, tocado por sanfona, zabumba e triângulo, às festas juninas e forrós pé-de-serra. Além de ter colecionado mais de 600 músicas gravadas em 266 discos.
A conversa
Sentar à mesa de jantar ou no sofá da sala e ouvir as histórias da sua família contadas por seu pai. Histórias do tipo: como conheceu sua mãe e o que ele fazia quando era jovem. Isso é muito comum, mas para Gonzaguinha essas descobertas chegaram em um dia tenso de discussões que se transformou em uma entrevista com registro em gravador de voz.
Assim começa o roteiro que envolve o público em imagens sertanejas de um Brasil pouco conhecido em 1912, ano de nascimento de Luiz Gonzaga, na cidade de Exu. Filho de Januário, um famoso músico da região, Lua como era conhecido Luiz (Land Vieira) aos 17 anos se apaixona pela filha do poderoso coronel Raimundo (Domingos Motagner), Nazinha (Cecília Dassi). Negro, pobre e sem ensino, Lua não tem a menor chance de ganhar a aprovação para namorar a menina e é obrigado a abandonar seu amor, após uma surra de cinto e ameaça de morte.
Como qualquer pessoa, é na dificuldade e na vontade de progredir na vida que Luiz deixa sua cidade natal. A companheira sanfona se transforma no dinheiro que garante sua viagem para Fortaleza, no Ceará, onde se alista no Exército e passa os dez anos seguintes de sua vida. Sob regras e pressão de um período de várias revoluções Brasil afora, a esperança e voltar para Exu reconhecido e com condições de casar com sua paixão de adolescência.
Nem tudo sai como o esperado e o dinheiro que ganha não é o suficiente para manter seus sonhos. Mais uma vez, a sanfona entra em cena, agora no Rio de Janeiro, onde Gonzaga tenta ganhar a vida como músico na boemia carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário