sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Evento homenageia o ´Rei do Baião´,Sertão do Ceará


Canindé A Fundação Cultural Maestro J. Ratinho apresenta amanhã, a partir das 19hs, no Polo de Artes de Canindé, o IV Concerto Musical em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, um dos maiores defensores da cultura popular da região Nordeste e que se consagrou como o "Rei do Baião".

O músico Luiz Gonzaga projetou muitas cidades do Nordeste por todo o País. Suas músicas traziam cenas do povo da região que até hoje o reverencia


A programação será aberta com a Banda de Música da fundação, que fará apresentação especial. Logo em seguida, será a vez das homenagens aos sanfoneiros da região com destaque para Didi, dos Brasas do Forró, Erivando Freitas, Toinho do Dedé, Maria Lenir Gomes Freire e o garoto Fávio Silva Martins, que com apenas 9 anos de idade já encanta as plateias com seu talento na sanfona.

Após as homenagens, acontecerá um verdadeiro festival de sanfoneiros que irá mostrar o talento de cada músico que eleva o nome da cidade mundo afora.

A orquestra sinfônica da Universidade Federal do Ceará apresenta Quinteto de Metais e, na última participação da noite, a DJ Renatinha fará ver com apresentação de discos de vinil. Nesta parte da programação, a população poderá levar seus discos de estimação para que sejam executadas as músicas de preferência.

Influência

Segundo a organizadora do evento, Tânia Curdulino, a ideia de homenagear Luiz Gonzaga acontece pela sua grande influência no município de Canindé. "Ele levou o nome do município Brasil afora com as músicas ´Estrada de Canindé´ e ´São Francisco de Canindé´. Por sinal, essa segunda música é pouco conhecida do público fã do Rei do Baião. Ela foi gravada em 1977 e é um verdadeiro clássico´´, explica a organizadora.

O "Rei" Luiz Gonzaga visitou o município de Canindé por três ocasiões. Veio para a primeira missa do vaqueiro, depois fez dois shows a convite de amigos que tinham grande influência política na região, como Walter Cruz Uchoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário